Sociologia, perguntado por t3saaut6xf, 7 meses atrás

A Ética protestante e o espírito do capitalismo é um dos trabalhos mais conhecidos e importantes de Max Weber. Nessa obra, o autor evidencia o papel do protestantismo na formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno. Weber estabelece algumas características da doutrina sobre o desenvolvimento do capitalismo. Essas características têm como base *
a) os valores do protestantismo como: a disciplina ascética, a poupança, a austeridade, a vocação, o dever e a propensão ao trabalho atuando de maneira decisiva sobre os indivíduos para formação de uma nova mentalidade, um ethos propício ao capitalismo.
b) a motivação do protestante que, segundo Weber, é o lazer enquanto dever e vocação, como um fim absoluto em si mesmo.
c) vocação, indisciplina e o dever
d) os valores do catolicismo presentes nos indivíduos que revelam a tendência ao racionalismo econômico que predominará no capitalismo
e) a disciplina voltada para a construção de condutas de comportamento exteriores aos indivíduos.

Soluções para a tarefa

Respondido por shaianesantospudim
405

*pet semana 2 volume 6 - filosofia*

01 – (Unicentro) Max Weber, um dos fundadores da Sociologia, tinha amplo conhecimento em muitas áreas afins a essa ciência tais como economia, direito e filosofia. Assim, ao analisar o desenvolvimento do capitalismo moderno, buscou entender a natureza e as causas da mudança social. Em sua obra, existem dois conceitos fundamentais, ou seja:

(X) ação social e racionalidade;

02 – A Ética protestante e o espírito do capitalismo é um dos trabalhos mais conhecidos e importantes de Max Weber. Nessa obra, o autor evidencia o papel do protestantismo na formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno. Weber estabelece algumas características da doutrina sobre o desenvolvimento do capitalismo. Essas características têm como base.

(X) Os valores do protestantismo como: a disciplina ascética, a poupança, a austeridade, a vocação, o dever e a propensão ao trabalho, atuando de maneira decisiva sobre os indivíduos para formação de uma nova mentalidade, um ethos propício ao capitalismo.

03 – (FCC) O conceito de mais-valia está relacionado à valorização:

(X) Do trabalho, é um conceito de Marx.

04 – (FUMARC-2013) Em relação ao pensamento sociológico de Émile Durkheim, NÃO é correto afirmar:

(X) A solidariedade orgânica se dá pela semelhança entre indivíduos e funções que eles desempenham na sociedade.


dosanjosfragamaria: Tudo certo
cauasgomes: muito obrigado minha deusa
cauasgomes: muito obrigado minha deusa
andrebrandao1609: Que maravilha
aleatoryana: te amo ok?
Respondido por Matheusieti
4

A alternativa A é a que melhor dialoga com a ética protestante e as análises da sociedade.

Para Weber, as ações movidas por fins e valores, relacionavam o sentimento que estava sendo estabelecido pela cultura protestante com o desenvolvimento da economia, quebrando a imposição da igreja católica sobre os indivíduos, o colocando na posição de trabalhador para seu próprio sustento e não para o pagamento a igreja em busca da salvação.

Assim, a ética protestante do trabalho, foi um termo desenvolvido por Weber que contrasta com o atendimento religioso promovido durante a fase da ética protestante.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/23145857

Anexos:
Perguntas interessantes