A ética está sendo fortemente influenciada pelos avanços tecnológicos. O ser humano também pode ser aprimorado por tais avanços, inclusive com a possibilidade de recorrer a um médico robô que dotado por inteligência artificial poderia dar diagnósticos perfeitos.
O que tem de errado nesse texto?
Soluções para a tarefa
Sabe-se que um dos princípios que regem a modernidade tecnológica é o agir para determinados fins, e que a tecnologia moderna se estrutura a partir de ações, práticas e instituições orientadas para a obtenção desses fins.
Aprimorar ser humanos para que? A responsabilidade de tal ato, com certeza recai sobre a utilidade a ser alcançada. Nenhum saber prévio pode fornecer apoio seguro para as possibilidades e capacidades de valorar, agir, julgar e escolher. A ciência deve ser responsável por facilitar a vida, mas é a ética que deve continuar a questionar sempre qual o fim alcançado para qualificar a felicidade humana.
Considerar que o ser humano possa ser melhorado é, antes de tudo, que este ser apresenta defeitos. Não é bem assim, afinal, a tecnologia representa milhares de anos de evolução, é marca única de um ser pensante, não perfeito, mas que busca incessantemente melhor se adaptar ao seu mundo e principalmente, ser feliz. E felicidade é uma condição ética.
Bons estudos!