A Ética é uma forma de agir que deve ser observada também no setor público. Ter uma conduta ética significa agir a partir de uma conjunção de valores que englobam o comportamento humano.
A imagem a seguir apresenta a dimensão do universo da ética e, a partir dela, selecionamos três comportamentos que são primordiais na postura ética de um gestor público, sendo eles: dignidade, eficiência e impessoalidade.
Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2019.
Com base nesses três comportamentos destacados e considerando o material de estudo, elabore um texto dissertativo (de 20 a 30 linhas), apresentando a relação deles com a conduta que se espera de um gestor da atualidade em nossa Administração Pública.
Observações importantes:
- A fonte de referência deve ser citada.
- Realizar a atividade em formato de texto dissertativo.
- Discorra o texto com suas próprias palavras.
- O número de linhas deve ser de, no mínimo, 20 e, máximo, 30.
- Utilizar o arquivo disponível no Material da Disciplina (Modelo do Mapa) e seguir as instruções que estiver nele.
Soluções para a tarefa
É notório que a Administração Pública brasileira exige características únicas dos seus servidores. Dentre tantos fatores importantes, podemos citar: dignidade, eficiência e Impessoalidade.
A dignidade é uma característica moral básica exigida para que qualquer pessoa possa assumir um cargo no Poder Público. Assim, para ocupar um cargo público, é necessário ser digno deste.
Uma vez no serviço público, o servidor deve realizar o seu trabalho de forma eficiente, isto é, usar os recursos financeiros, materiais e humanos da forma correta e no tempo certo. Isso significa ter zelo pela eficiência.
Quando da execução de suas atribuições, ele deve zelar pelo Princípio da Impessoalidade e não ceder aos desejos financeiros e vontades de terceiros.
Sendo assim, podemos concluir que um servidor com tais características é capaz de prestar bons serviços para os usuários do serviço público.
Espero ter ajudado.