A ética é uma das mais antigas reflexões da Filosofia ocidental, entretanto, diferentes abordagens são propostas para analisar as ações no campo ético. Considerando essa ideia, leia as afirmações que seguem:
I. Segundo Aristóteles, a ética está preocupada com a adequação das ações e tem como principais orientadores o caminho do meio e a busca do bem e da felicidade.
II. A perspectiva de Aristóteles é deontológica, ou seja, por meio dela podemos extrair imperativos de como agir corretamente na sociedade.
III. O utilitarismo é uma corrente teórica do século XVIII, que tem como principais representantes Bentham e Mill. A avaliação da adequação ética das ações, segundo essa corrente se dá pela análise da relação dano-benefício que determinada ação produz na sociedade. Caso o benefício prevaleça esta ação pode ser considerada correta, segundo este referencial.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Olá,
Segue a resolução:
I – Correta – Aristóteles apresentava as virtudes éticas como mediania (meio-justo) para as práticas que apresentariam uma pessoa em sua excelência, integridade e identidade. Tal conceito da ética acreditava no bem como um fim para a boa convivência na polis e a busca da felicidade, não como um sentimento passageiro, mas como uma prática de vida para o bem comum.
II – Incorreta – A Deontologia é um dos principais braços da ética normativa, também conhecida como “Teoria do Dever” e um de seus principais estudiosos foi Kant, em seus conceitos de razão prática e liberdade.
III – Correta – O utilitarismo realmente foi uma doutrina ética defendida principalmente por Jeremy Bentham e John Stuart Mill, e com o principio da utilidade eles puderam defender a ideia de ações boas e más e suas consequentes implicações.
Logo a alternativa 4 está certa.
Espero ter ajudado!