Filosofia, perguntado por paulaacristina890, 6 meses atrás

"A estrutura pós-moderna de pensamento está baseada na lógica da razão sensível em contraposição à razão instrumental. Por esta perspectiva, o indivíduo constrói sua história a partir de uma socialidade de base que o religa ao mundo a partir de sua capacidade de criação e de invenção, por meio da sensibilidade, ou seja, não apenas a partir da relação formal racional, mas também a partir das sensações (mais hedonistas do que possam imaginar os modernos) e sensibilidades, tais como a estética. Assim, o todo social é formado por pluralidades estético-culturais comunitárias, que aparecem à luz e mostram que o viver social é complexo, dinâmico, ambivalente, fluido. Por sua vez, estruturada a partir desse pensamento, a teologia pós-moderna deve ser capaz de ser complexa, nômade, aberta, transversal, plural e flexível. Autores também destacam que além disso “a teologia deverá também ser marcada pela centralidade da vida, considerando a diversidade de vidas no universo e a peculiaridade do ser humano colocada pela fé”. Por essa estrutura de pensamento, o transitório substitui o estável, o fixo e o durável, que no “projeto” moderno eram sinônimos de confiabilidade. Assim, “as novas formas de sociabilidade passam a ser ancoradas num nomadismo econômico, político e cultural cuja força relaciona-se diretamente com o poder de flexibilidade e reacomodação dos laços sociais”.
GINI, Sérgio. Teologia e Pós-Modernidade. UniCesumar, 2017, p. 99-101

Discorra em até 30 linhas apontando em que medida a pandemia da Covid-19 reforça a lógica da razão sensível e como a Teologia pode dialogar nesse ambiente de crise mundial e oferecer alguma coisa, a partir da fé, para amenizar o sofrimento e dar esperança ao mundo.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
0

Apesar de a bíblia nos apresentar um panorama sobre o "fim dos tempos" é importante entender que na nossa sociedade existem diferentes tipos de conhecimento, e, o científico é aquele que se desenvolve a partir da tentativa e erro, com o objetivo de provar que determinado fato é correto.

A pandemia não faz parte em uma ótica cientifica do "fim dos tempos" ela ocorreu devido a uma série de outros acontecimentos que não dialogam diretamente com a teologia e o estudo da bíblia e da fé.

Perguntas interessantes