a estrutura fundiária do Brasil é marcada pela concentração e desigualdade comente analise as estruturas considerando suas raízes históricas
Soluções para a tarefa
Resposta:
A estrutura fundiária do Brasil é uma das mais concentradas do mundo, na medida em que ela concentra a maioria dos proprietários de milhares de pequenas propriedades rurais, denominados minifúndios, em uma área muito menor que a pertencente ao latifúndio, que contraditoriamente corresponde a minoria das propriedades. Ou seja, existe muita terra nas mãos de poucos proprietários, o que representa a exorbitante concentração fundiária no Brasil.
Essa desigual estrutura fundiária é um dos principais problemas enfrentados no campo e para além dele, pois seus desdobramentos interferem diretamente na economia nacional, através do não crescimento dos postos de trabalho e dos valores pagos pelos salários, que refletem diretamente no modo de vida e nas condições de trabalho da população.
Essa discrepância existente na estrutura fundiária brasileira é fruto da ocupação histórica pela qual nosso país foi submetido, desde os primórdios da colonização até os dias atuais seguimos privilegiando e fortalecendo as grandes propriedades de terra. Deste modo, para tal temática não seria possível outra análise a não ser através da conjuntura histórica, que está muito mais ligada aos fatores estruturais, diferentemente das conjunturas políticas e eleitorais. Deve-se assim inserir esse debate juntamente com a questão agrária, na medida em que “o tempo da questão agrária é o tempo longo dos bloqueios, dificuldades e possibilidades a que o Estado faça uma revisão agrária de alcance histórico e estrutural, mais contida ou mais ousada”