A estrutura de modelos básicos em PO assume a forma de Z = f (x1, x2, x3, … xn; y1, y2, y3, … yn) onde: Nenhuma das alternativas está correta. Z = função objetivo. x1, x2, x3, ... xn - variáveis sujeitas ao controle. y1, y2, y3, ... yn - variáveis que não são sujeitas ao controle. Z = função objetivo. y1, y2, y3, ... yn - variáveis que não são sujeitas ao controle. Z = função objetivo. x1, x2, x3, ... xn - variáveis não sujeitas ao controle. y1, y2, y3, ... yn - variáveis sujeitas ao controle. x1, x2, x3, ... xn - variáveis sujeitas ao controle. y1, y2, y3, ... yn - variáveis que não são sujeitas ao controle
Soluções para a tarefa
Resposta:
Z = função objetivo;
x1, x2, x3, … xn – variáveis sujeitas ao controle.
y1, y2, y3, … yn – variáveis que não são sujeitas ao controle.
Explicação:
Um modelo matemático, em Pesquisa Operacional, assume basicamente o seguinte
formato [8]:
z = f(x1, x2, x3, ... , xn; y1, y2, y3, ... , yn),
onde z é a função objetivo;
x1, x2, x3, ... , xn é um sistema de variáveis sujeitas ao controle;
y1, y2, y3, ... , yn é um sistema de variáveis não sujeitas ao controle;
São vários os fatores que mostram como é vantajoso um modelo, em vista de uma descrição verbal, para representar um problema. Primeiramente facilita na interpretação do problema, uma vez que o modelo apresenta o problema de forma amplamente concisa, fazendo com que a compreensão geral do problema seja facilitada. Nisso, importantes relacionamentos de causa–efeito podem ser percebidos, indicando os dados que são realmente importantes na análise. Em segundo lugar, o modelo facilita o tratamento do problema, pois proporciona uma análise global, inter–relacionando todas as variáveis de forma simultânea. E sua forma matemática possibilita o uso de técnicas matemáticas e a implementação de softwares para a análise do mesmo [1].
PAG.22
FONTE: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL – PROFMAT
Juliano Squarsone Di Siervo
Orientadora: Profa. Dra. Silvia Maria Simões de Carvalho
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
Z = função objetivo. x1, x2, x3, ... xn - variáveis sujeitas ao controle. y1, y2, y3, ... yn - variáveis que não são sujeitas ao controle.