A estratégia de posicionamento e diferenciação da empresa deve mudar, uma vez que o produto, o mercado e os concorrentes mudam ao longo do ciclo de vida do produto (CVP)” (KOTLER; KELLER, 2012, p. 330). O ciclo de vida de um produto é composto pela análise de diferentes etapas, ou seja, pela análise do momento em que o produto e/ou serviço se encontra no mercado, sendo verificadas as etapas de: (1) introdução, (2) desenvolvimento, (3) maturidade e (4) declínio. Em cada uma das etapas do ciclo de vida, a organização apresenta ações e posicionamentos diferenciados.
Considerando as informações apresentadas e a partir dos conteúdos estudados no material, discuta como as organizações, seus produtos e/ou serviços se apresentam em cada uma das etapas do ciclo de vida de um produto, abordando o preço, as ações de marketing, a forma de posicionamento etc.
Soluções para a tarefa
Um produto possui um ciclo de vida, geralmente este está dividido em 4 partes, elas são:
Introdução: Está é a fase inicial da vida de um determinado produto ou o período em que o produto é lançado dentro do mercado.
Crescimento: nesta fase o produto começa a se firmar dentro do mercado e possui boa aceitação.
Maturidade: Nesta fase, acontece o período de crescimento de vendas do mesmo, aqui os lucros são estáveis ou até mesmo inexistentes.
Declínio: aqui o produto passa a perder a sua presença dentro do mercado, ou seja, as vendas começam a cair.
Bons estudos!
Resposta:
Durante o período da Introdução , não há uma grande pressão para a obtenção de lucro imediato. Há uma expectativa de que o produto se promova por ele próprio e, assim, se torne conhecido. Assim, um dos factores a ter em conta na definição do seu preço tem a ver com a concorrência.
Durante o Crescimento , há uma inúmera quantidade de concorrentes, com ofertas similares, porém os produtos tornam-se mais lucrativos, aumentando os gastos com publicidade e, verifica-se ainda uma estabilização da posição de mercado.
A Maturidade é o período em que os produtos passam mais tempo (caso sobrevivam às anteriores). As vendas estabilizam de acordo com determinada taxa de crescimento e, há uma tentativa de diferenciação dos produtos relativamente à concorrência, verificando-se uma elevada concorrência ao nível do preço, verificando-se uma saturação dos mercados. Desta forma as margens começam a diminuir e, há uma grande aposta no marketing.
O Declínio corresponde à diminuição no mercado, havendo produtos mais inovadores que são introduzidos no mercado ou, simplesmente pela alteração nos gostos dos consumidores. Há uma grande diminuição dos preços. Por outro lado há uma diminuição dos gastos com marketing, com o objetivo de não sacrificar os lucros