A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores. Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?
a) Lisossomo.
b) Mitocôndria.
c) Peroxissomo.
d) Complexo Golgiense.
e) Retículo endoplasmático
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa ''B''
Explicação:
Além do núcleo, o material genético pode ser encontrado em duas organelas celulares: os cloroplastos e as mitocôndrias. Os cloroplastos são encontrados exclusivamente nas células fotossintetizantes, e as mitocôndrias encontram-se em todas as células eucarióticas.
A organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras:
B) Mitocôndria.
As mitocôndrias seriam uma boa forma de inserir transgenes em leveduras, porém, os fungos não os seres vivos mais rico em mitocôndria, por isso talvez o transgene não fosse expressado de forma tão clara.
As plantas também possuem mitocôndrias, mas em quantidades ainda menores, já que contam os cloroplastos para realizar boa parte dos seus processos metabólicos.
Os animais são os seres vivos mais ricos em mitocôndrias e eles poderiam se aproveitar melhor do transgene mitocondrial.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/4525170