A estratégia cooperativa acontece quando as empresas trabalham juntas para cumprir um objetivo comum. As empresas que usam essa estratégia unem seus recursos e capacidades a fim de criar uma vantagem competitiva. Um modelo de estratégia cooperativa bastante utilizada atualmente no mundo dos negócios é o joint venture ou empreendimento conjunto. Esse modelo é, basicamente, uma associação de empresas, que pode ser definitiva ou não, com fins lucrativos, para explorar determinados negócios, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica, ou seja, são empresas que criam um novo empreendimento, tendo cada uma delas participação acionária igualitária, para criar vantagens competitivas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não entendi bem a pergunta, mas se for sobre o que é Joint Venture, achei este artigo que poderia ajudar bastante no conhecimento:
O que é Joint Venture?
Joint Venture é uma associação econômica (um acordo comercial) entre duas ou mais empresas, de ramos iguais ou diferentes, que decidem reunir seus recursos para realizar uma tarefa específica, durante um período determinado e, portanto, limitado.
Explicação:
Uma estratégia de Joint Venture empresarial pode estar relacionada a um novo projeto ou outra atividade comercial, por exemplo. Assim, operações de Joint Venture são executadas para diversos fins, como: logísticos, industriais, tecnológicos, comerciais, entre outros. Na maioria dos casos a estratégia é adotada para acelerar a expansão dos negócios, pois ao unirem seus recursos as empresas têm acesso a habilidades escassas podendo, inclusive, penetrarem em novos mercados.
Importante ressaltar que operações de Joint Venture não trazem apenas o compartilhamento de benefícios e lucratividade. Para entender melhor, basta analisarmos separadamente o que é Joint e o que é Venture: as duas palavras são de origem inglesa, sendo que Joint significa junto e Venture, risco. Portanto, nessa associação temporária são compartilhados também riscos, prejuízos e custos.
Um exemplo de Joint Venture no Brasil foi a união da BRF com uma empresa da Cingapura, a Singapore Food Industries. A estratégia adotada pela brasileira teve como objetivo a expansão de mercado. No caso dessa parceria, o alvo da BRF era a Ásia.
Fonte: Treasy
Ex: que nao deu certo foi o Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha.