A estória começa quando Édipo, principe de Corinto, é insultado por um bêbado, que o acusa de ser filho ilegítimo do Rei Políbios. Embora Polibios procure tranqüilizar Édipo, o príncipe, perturbado, recorre ao Oráculo de Piton, mais tarde conhecido como Delfos. O oráculo evita responder à sua dúvida, mas dá a terrivel informação de que Édipo está destinado a matar o pai e casar-se com a mãe. Como Édipo não tem a menor intenção de deixar que isso aconteça, ele foge de Corinto e vai para Tebas. E aí começa a tragédia. Em uma encruzilhada, Édipo depara-se com uma carruagem. A frente vem o arauto, que ordena rudemente a Édipo que se afaste e tenta empurrá-lo para fora da estrada. O príncipe começa uma briga e termina matando todo mundo que nela se envolve. Para sua desgraça, um dos homens que vinha na carruagem era seu pai verdadeiro, o rei Laios de Tebas. Após resolver o enigma da esfinge e salvar Tebas desse flagelo, Édipo é proclamado rei e casa-se com a viúva de Laios, Jocasta, sua mãe verdadeira. Só depois que uma nova maldição cai sobre Tebas? Maldição que seria afastada apenas quando o assassino de Laios fosse descoberto e expulso ? é que os fatos vêm à tona. Édipo não consegue suportar a verdade e arranca os próprios olhos. Antes que Édipo tomasse a decisão de fugir da profecia do oráculo, Laios, sua vítima já tinha cometido o mesmo engano. Apolo havia advertido Laios de que seu próprio filho o mataria e, quando Édipo nasceu, o rei mandou perfurar com um cravo um dos pés da criança e abandoná-la em uma montanha. Mas o menino foi encontrado por um pastor e levado ao rei Polibios, que o adotou. Essa foi a origem da confusão de Édipo e foi daí que veio seu nome: "oidípous" significa "pé inflamado".
RESPONDA:
1. Prepare e escreva uma versão resumida do mito para contar à turma.
2. Qual a função dos mitos para os antigos gregos?
3. A filosofia surgiu para oferecer uma explicação racional para a ordem do mundo, visando substituir a explicação mitológica. Crer em um mito significava acreditar em destino ou nos deuses. Muitas pessoas ainda hoje acreditam em mitos e lendas que envolvem suas vidas. Cite um mito que você conhece que a maioria das pessoas hoje toma como verdade.
4. Qual a importância do nascimento da filosofia diante dos mitos gregos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. O rei Laio foi até o oráculo de Delfos e lá descobre que um destino terrivel o esperava: seu filho o mataria e tomaria sua esposa para si. Assim decide matá-lo, mas ao invés de o fazer, manda de um de seus servos executar sua ordem. O servo deixa a criança em um lugar afastado, a propria sorte. Então um homem o acha e decide criá-lo como seu filho, o rei Polibios. Mais tarde, depois de crescido, é revelado a Édipo que este homem não é seu verdadeiro pai, então Édipo decide desertar sua cidade. No caminho de sua fuga encontra uma carruagem. Após um desentendimento com o arauto, o homem acaba executando todos os individuos que estavam a bordo, incluindo seu pai, o rei Laio. Dirigiu-se até a cidade de Tebas, decifrou o enigma da Esfinge que ameaçava a cidade, tornou-se rei e logo após tomou sua mãe, a rainha Jocasta, como sua esposa. Em seguida é revelado toda a verdade sobre seu tortuoso destino, em consequencia Jocasta tira sua vida e Édipo não suportando a revelação, arranca seus próprios olhos.
2. Explicar o incompreensivel, ou seja, o mundo e seus fenômenos de uma forma popular.
3. Cortar o cabelo em determinada fase da lua determina seu crescimento, fortalecimento, etc. Não há dados cientificos que comprovem tal fato.
4. A filosofia veio com o intuito de indagar as afirmações e crenças que os antigos gregos haviam criado. Seu surgimento foi de grande importancia para a ciencia.