A Estatística é bastante utilizada em diversos ramos da sociedade, no intuito de realizar pesquisas, colher dados e processá-los, analisar informações, apresentar situações por meio de gráficos de fácil compreensão. O CRA-AC, por exemplo, ao elaborar um relatório ou ao apresentar um projeto, pode utilizar gráficos estatísticos que tornam as informações mais palpáveis e a leitura mais atraente. Um dos conceitos fundamentais da estatística é a mediana, que pode ser definida como:
a)
valor representado através de porcentagem, divisão entre a frequência absoluta de cada variável e o somatório das frequências absolutas.
b) medida central em uma determinada sequência de dados numéricos.
c) medida de tendência central. Somatório dos valores dos elementos, dividido pelo número de elementos.
d) somatório dos valores dos elementos multiplicado por seus respectivos pesos, dividido pela soma dos pesos atribuídos.
e) valor de maior frequência em uma série de dados, o que mais se repete.
Soluções para a tarefa
letra c
Estatística
Fisher iris versicolor sepalwidth.svg
Estatísticos Notação Publicações de estatística Portal Categoria
vde
Ouça o artigo (info)
Este áudio foi criado a partir da revisão datada de 18 de janeiro de 2017 e pode não refletir mudanças posteriores ao artigo (ajuda com áudio).
Mais artigos audíveis
Mediana é o valor que separa a metade maior e a metade menor de uma amostra, uma população ou uma distribuição de probabilidade. Em termos mais simples, mediana pode ser o valor do meio de um conjunto de dados. No conjunto de dados {1, 3, 3, 6, 7, 8, 9}, por exemplo, a mediana é 6. Se houver um número par de observações, não há um único valor do meio. Então, a mediana é definida como a média dos dois valores do meio. No conjunto de dados {3, 5, 7, 9}, a mediana é {\displaystyle {\frac {5+7}{2}}=6} {\displaystyle {\frac {5+7}{2}}=6}. [1]
LINK: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mediana_(estat%C3%ADstica)