Biologia, perguntado por llaypinheiro5714, 7 meses atrás

A esquistossomose mansônica é uma endemia mundial, ocorrendo em 52 países e territórios, principalmente na América do Sul, Caribe, Africa e Leste do Mediterrâneo, onde atinge as regiões do Delta do Nilo, além de países como Egito e Sudão. No Brasil, a transmissão ocorre em 19 estados, numa faixa contínua ao longo do litoral, desde o Rio Grande do Norte até a Bahia, na região Nordeste, alcançando o interior do Espírito Santo e Minas Gerais, no Sudeste. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica. 6. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2005. O texto ressalta a grande ocorrência da esquistossomose no mundo e no Brasil, permitindo pensar suas formas de prevenção. Sabe-se que as ações de educação em saúde e a mobilização comunitária são muito importantes no controle desse mal, e que o saneamento ambiental é da maior eficácia para as modificações de caráter permanente das condições de transmis

Soluções para a tarefa

Respondido por nayguimaraes
6

Resposta e Explicação:

A esquistossomose é causada pelo parasita Schistossoma mansoni, cujo ciclo de vida se inicia no momento em que uma pessoa contaminada defeca próximo à um rio, lago, açude ou até mesmo próximo ao mar. Nas fezes dessa pessoa existem ovos do parasita que precisarão de um caramujo específico para se desenvolverem, dando continuidade ao ciclo de vida. Após passarem alguns dias no organismo do caramujo, esses ovos se tornam larvas que estão verdadeiramente preparadas para penetrar na pele do ser humano que entra em contato com a água contaminada. No entanto, para essa larva sair do caramujo é necessário que o ambiente aquático esteja com uma temperatura elevada.

Sabendo disso, agora podemos comentar as medidas profiláticas:

1º - Saneamento básico é a saída?

Com certeza, pois assim o ciclo de vida do parasita nem começaria, tendo em vista que ninguém contaminado iria defecar próximo à alguma fonte de água.

2º - Matar todos os caramujos da espécie que servem de hospedeiros intermediários seria a solução?

Não, pois mesmo que quebrasse o ciclo de vida do parasita, o equilíbrio do ecossistema seria prejudicado, podendo gerar outra doença.

3º - E se a temperatura do ambiente aquático não aumentasse?

Bom, provavelmente essa larva não sairia do caramujo, mas nada é garantido. Entrando nesse assunto acabamos incluindo aquecimento global, tornando a discussão bem mais ampla.

Logo, podemos concluir que saneamento básico é a alternativa mais viável.


nayguimaraes: Se você entender e achar que eu mereço ganhar a melhor resposta e puder marcar como melhor reposta, agradeceria muito!
Respondido por anadiellemaia
1

Acho que saneamento básico é essencial e molucidas para matar os caramujos hospedeiros intermediários

Perguntas interessantes