Biologia, perguntado por sarahbeatriz0806, 7 meses atrás

A esquistossomose ainda é um problema de saúde pública nas cidades brasileiras. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a esquistossomose a segunda doença de maior importância entre as parasitárias e infecciosas, logo abaixo da malária. A doença é endêmica em estados como Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Outros estados como Pará, Maranhão, São Paulo e Paraná apresentam focos importantes. Acredita-se que 6 milhões de pessoas estejam infectadas pelo Schistosoma mansoni no Brasil. A doença é conhecida por vários nomes diferentes, tais como: barriga d'água, xistosa ou doença do caramujo. A forma grave da doença acomete o fígado e, consequentemente, o baço, devido à hipertensão da veia porta. O casal de Schistosoma copula e libera ovos espiculados na corrente sanguínea que irão embolizar as veias do fígado, causando fibrose do órgão. Podem ocorrer hemorragias digestivas por varizes da mucosa do esôfago e ascite (barriga d'água). A alta prevalência da esquistossomose está relacionada com os baixos níveis socioeconômicos e com a falta de saneamento básico. Investimentos em saneamento básico, com remoção do caramujo na periferia de águas estagnadas e educação sanitária, são formas de prevenção e erradicação da doença. Seu desafio será fazer um desenho esquemático do ciclo de vida do Schistosoma mansoni, indicando suas fases e órgãos atingidos no homem. Escreva sua resposta no campo

Soluções para a tarefa

Respondido por jamilemourarospe6uod
13

Resposta:

O hospedeiro definitivo do Schistosoma mansoni é o homem que elimina os ovos do verme através de suas fezes.

Quando as fezes são eliminadas na água, os ovos eclodem e liberam larvas ciliadas denominadas miracídios. Elas penetram nos caramujos, os hospedeiros intermediários, onde se multiplicam.

Após 4 a 6 semanas, as larvas abandonam o caramujo na forma de cercárias e voltam para a água. Nesse ambiente podem viver por um tempo até penetrar novamente no homem, através da pele ou mucosa.

Uma vez dentro do indivíduo, os vermes entram na circulação venosa e chegam ao coração e pulmões.

Do coração, são lançados através das artérias a diversas partes do corpo, sendo o fígado o órgão de localização preferencial do parasito.

No fígado, crescem alimentando-se de sangue e depois migram para as veias do intestino. De lá, alcançam a forma adulta, acasalam-se e começam a por ovos, dando início a um novo ciclo

Respondido por Danas
0

O parasita adulto está no intestino grosso, ele bota ovos que irão sair nas fezes, esses ovos vão eclodir e liberar os miracidios, e depois eles irão, na água, buscar por moluscos, principalmente caramujos. Quando o ser humano entra na água, ele entra em contato com o caramujo que transmite o parasita.

Parasitoses e água contaminada

Boa parte das parasitoses são transmitidas pela água, seja diretamente pela água contaminada, ou indiretamente, através de hospedeiros e reservatórios dos parasitas que entram em contato com o humano.

Mais sobre parasitoses

https://brainly.com.br/tarefa/51547357

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes