A especificidade do pensamento filosófico na prática pedagógica.
Segundo Platão, a condição primeira para acontecer atividade filosófica é precisamente essa disposição afetiva: a admiração. Aqui, ao contrário da atitude do cientista que deve abster-se o mais possível de toda emoção, o filósofo para produzir filosofia precisa se deixar levar pelos sentimentos próprios do espanto, emoção essa que nos faz estremecer diante da realidade que se revela como sendo assim e não de outro modo. E é, a partir dessa situação, que a razão se põe a questionar. A filosofia nasce desse estupor que obriga o filósofo a questionar. Ao receber o impacto das coisas que o afetam de fora, ele é levado ao espanto, ao questionamento, à reflexão filosófica. Na abertura dessa emoção, está o rigor filosófico.
Se a filosofia da educação tem alguma coisa a dizer de essencial, de importante à educação, é necessário que ela caminhe passo a passo com a prática da educação. A filosofia não pode assumir a postura de dizer "de fora" o que deve ser praticado "dentro", isto é, na educação.
Quanto a isso, uma boa carga de responsabilidade cabe aos educadores, não aceitando, submissos, uma filosofia que lhes diga o que devem ou não devem fazer. A filosofia da educação deve ser feita por eles senão para eles, nunca sem eles.
Moacir Gadotti
Questões de debate:
Com base no conteúdo da aula 1 “A Especificidade do Pensamento Filosófico”, o texto “O que é filosofia?” e o trecho destacado acima, reflita sobre as seguintes questões:
1-Qual a relação existente entre as inquietações do pensamento filosófico e a prática pedagógica?
2-Qual a contribuição da filosofia para a educação?
3-Como o professor utiliza a filosofia da educação no repensar das suas práticas pedagógicas?
Soluções para a tarefa
1 - O pensamento filosófico e a prática pedagógica partem do questionamento de da busca pelo conhecimento. A pedagogia visa educar unindo didática e letramento, a filosofia vai de encontro a razão a partir de diferentes olhares e escolas de pensamento, bem como o conhecimento pedagógico.
2.- A filosofia surge como uma ciência que dá base e fundamenta outras disciplinas, onde o conhecimento é a principal busca, assim como os valores representados na mesma.
Como o educador utiliza a filosofia?
3 - a partir da observação dos fatos, assim como da construção do conhecimento no campo de pesquisa que deve ser colocado em prática com foco no embasamento teórico e prático no ensino.
Mais sobre a filosofia:
https://brainly.com.br/tarefa/15126132
Questões:
1-Qual a relação existente entre as inquietações do pensamento filosófico e a prática pedagógica?
2-Qual a contribuição da filosofia para a educação?
3-Como o professor utiliza a filosofia da educação no repensar das suas práticas pedagógicas?