A espécie humana apresenta um par de cromossomos sexuais de forma diferenciada em homens e mulheres. A este par de cromossomos estão relacionadas algumas características genéticas estudadas pela herança ligada ao sexo. A respeito dessa teoria genética, assinale o que for correto. (Mas de uma alternativa pode ser correta, portanto alternativas marcadas de forma errada descontarão pontos).
Escolha uma ou mais:
a. Genes encontrados no cromossomo Y condicionam a herança restrita ao sexo, característica exclusiva dos indivíduos do sexo masculino, como a hipertricose.
b. O daltonismo é causado por um gene localizado no cromossomo X na sua região homóloga ao Y. Essa anomalia afeta mais os homens porque neles basta um gene para condicioná-la, enquanto as mulheres necessitam de dois genes. Apenas filhas de casal onde mulher e homem são daltônicos podem apresentar a anomalia.
c. As mulheres têm dois cromossomos sexuais iguais, denominados cromossomos X, enquanto os homens apresentam apenas um cromossomos X, acompanhado de um cromossomo menor, o cromossomos Y.
d. A hemofilia é uma anomalia condicionada por um gene recessivo localizado no cromossomo Y. Desta forma, apenas os homens podem apresentar a anomalia.
e. Algumas anomalias da espécie humana, como o daltonismo e a hemofilia, localizam-se no cromossomo X.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
a resposta certa é a letra c
Perguntas interessantes