Português, perguntado por clocosta0512, 9 meses atrás

A especialista e professora Rita Chaves, em “A narrativa em Angola: espaço, invenção e esclarecimento” enumera uma série de questões sobre a constituição da literatura em Angola:



Que Angola seria possível erguer dos escombros de uma trajetória marcada pela dominação? Que país poderia e deveria ser construído a partir das ruínas e dos fantasmas que a confrontação colonial deixaria como herança? De que modo a literatura poderia integrar-se no processo de afirmação identitária que era imprescindível para a tardia construção do estado nacional? (CHAVES, Rita. In: África-Brasil: caminhos da língua portuguesa. Organizadores Charlootte Galvez, Hélder Garmes e Fernando Rosa Ribeiro. Campinas: Editora da UNICAMP, 2009. P. 101)



I. Os questionamentos propostos por Rita Chaves evidenciam que a literatura foi, em Angola, parte do projeto da construção da identidade nacional.



PORQUE



II. A literatura consolida e veicula as culturas, os valores, as especificidades das comunidades que ela representa

Escolha uma:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa
b. A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
5

c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

A afirmativa 1 está correta porque apresenta a importância da literatura para o processo de reconstrução de uma identidade, ainda que a região estivesse diante de evidentes desastres, sejam naturais, sejam provocados pelo homem, como por exemplo, pela ocorrência de explorações.

A afirmativa 2 evidencia a importância da literatura, que age como fator que promove a consolidação de valores bem como de identidade cultural local.

Respondido por menezescris1979
1

Resposta:

Isso está correto ou não

Perguntas interessantes