Geografia, perguntado por camillevictoriaped, 3 meses atrás

[.[...] A Espanha, assim como inúmeros outros Estados atualmente constituídos, é um território multinacional, ou seja, é formada por várias nações ou por diversos grupos étnicos regionais com identidade nacional diferenciada àquela do país ao qual pertencem. [...]



Os catalães, além de uma identidade própria, possuem o seu idioma específico: o Catalão, uma língua evoluída a partir do latim e que possui poucas semelhanças com o espanhol. Além disso, eles agregam-se na região da Catalunha, uma espécie de província autônoma da Espanha localizada ao sul da França e que possui até mesmo um parlamento próprio. [...]



Apesar de todas essas rusgas1 e diferenças, [...] é importante considerar que não há nenhum tipo de conflito armado nessa questão. Trata-se de um movimento político pacífico, em que eventuais ações de violência costumam ser fortemente repudiadas pela população. [...]



*Vocabulário:

1rusgas: polêmica decorrente de alguma ação ou declaração; barulho, briga, questão.



..] O Direito Divino dos Reis concedia aos monarcas grandes poderes no governo do Estado Nacional, mas não se tratava de uma teoria [...], e sim um aglomerado de ideias e crenças. Por ser indicado por Deus, qualquer tentativa de depor o monarca seria tratada como contestação à vontade de Deus, fato que a sociedade da época ainda tinha muito medo de questionar.



Com as seguintes unificações dos Estados Nacionais Modernos, o Direito Divino dos Reis esteve cada vez mais presente nas sociedades do século XVII. Muitos pensadores foram adeptos de tal teoria, onde se pode destacar Jean Bodin e Jacques Bossuet. Por outro lado, alguns monarcas representaram bem o poder que possuíam em consequência do Direito Divino dos Reis, como é o caso de Luís XIV, rei da França.







Qual ação utilizada pelos governos absolutistas está sendo destacada nesse texto?

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasnmattos
0

O texto explica e exemplifica a chamada teoria do Direito Divino, utilizada para justificar o poder dos reis absolutistas durante vários séculos.

A Teoria do Direito Divino

A unificação dos Estados Nacionais contou (e ainda conta) com grandes conflitos. Durante os séculos XVI, XVII e XVIII, essa unificação ocorreu em diversos pontos do mundo, demandando uma justificativa para a centralização do poder em torno da figura do Rei.

Por isso, foi utilizada a Teoria do Direito Divino como forma de evidenciar a origem do poder do Rei. Este então seria um enviado direto de Deus, de onde emana todo o poder.

Para saber mais sobre a teoria do direito divino, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/25225374

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes