História, perguntado por carolgomes109, 1 ano atrás

"A espada e a cruz iam dizimando a família selvagem", assim escreveu o poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973) em um dos seus versos.
a.Explique o significado desse verso.
b. Que outras hipóteses explicam a rápida vitória dos espanhóis sobre as populações nativas?

Soluções para a tarefa

Respondido por AlíciaDuarte
222
A espada representa o poder bélico dos espanhóis que mataram milhares de ameríndios. A cruz representa o poder religioso da Igreja Católica que era imposto sobre os gentios através da catequese. A fome representa a desestruturação do sistema dos gentios, que foram forçados a obedecer o sistema Espanhol e obter comida somente quando lhes era dado.

AlíciaDuarte: A vitória dos espanhóis sobre as populações nativas se deve também ao fato dos gentios acreditarem que os espanhóis eram seus deuses.
carolgomes109: obg!!!
AlíciaDuarte: Por nada!
Respondido por EduardoPLopes
21

A - O verso relaciona a Igreja (que justificava ideologicamente a conquista dos territórios, além de fazer a conversão dos nativos aos esforços coloniais espanhóis) e as forças militares, que foram os dois aspectos fundamentais na destruição dos modelos sociais e culturais locais para a introdução do modelo colonial, que beneficiava aos espanhóis.

B - A superioridade bélica dos espanhóis perante os nativos explica a sua rápida vitória sobre esta população: enquanto os povos nativos possuíam armas e técnicas de combate rudimentares, os espanhóis contavam com armas de fogo, canhões, cavalos e séculos de experiência em guerras, de modo que os povos nativos não poderiam resistir, militarmente, a uma iniciativa espanhola séria.

Mais sobre o tema em;

https://brainly.com.br/tarefa/12013065

Anexos:
Perguntas interessantes