A Escultura Grega foi uma das importantes manifestações artísticas da Grécia Antiga e inspirou de maneira significativa a arte ocidental. Sabe-se que as primeiras obras escultóricas gregas surgiram no período Arcaico, entre os séculos VIII e VI a.C. e evoluíram durante muitos séculos. Descreva as principais características da escultura grega.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Escultura Grega foi uma das importantes manifestações artísticas do mundo grego e que influenciou diversas civilizações posteriores. Para a composição das obras, os principais materiais utilizados eram mármore, bronze, pedra, madeira e terracota.
Elas foram primordiais para o cumprimento de ordens religiosas, políticas e ornamentais as quais representavam e glorificam sobretudo, deuses, heróis, musas e atletas. Observe que a escultura grega recebe grande influência dos modelos egípcios, cretenses e mesopotâmicos.
Características
As principais características da Escultura Grega são:
Busca da Beleza Física
Representação do corpo humano
Naturalismo e idealismo das formas
Movimentos e detalhes
Volume e simetria
Perspectiva e proporcionalidade
Temas mitológicos
Arte Grega: Períodos e Características
Vale lembrar que a arte grega se estendeu durante séculos, e está dividida em três períodos:
Período Arcaico (entre os séculos VIII a.C. e V a.C.)
Nesse período inicial, as esculturas eram produzidas principalmente de madeira e terracota onde os movimentos e a expressão ainda não eram tão explorados pelos escultores.
Eram basicamente esculturas eretas de baixo e alto relevo, ou seja, aquelas feitas nas paredes e que causam um efeito de profundidade e volume. Possuíam dois modelos: “kouros”, representação masculina de um jovem nu e a “koré” jovens virgens vestidas com túnicas.
Período Clássico (entre os séculos V a. C. e IV a. C.)
Fase em que a arte escultórica (e as artes no geral) adquire seu apogeu com a aproximação do realismo. A evolução é notória na busca da perfeição, beleza, serenidade, proporcionalidade e dos movimentos das esculturas gregas clássicas.
Isso levou ao rompimento com a frontalidade encontrada nas obras do período anterior, ou seja, a escultura passa a ser vista de outros ângulos e perspectivas, chamada de "escultura de vulto", em três dimensões.
Período Helênico (entre o século III a.C. até o início da Era Cristã - século I a.C.)
Nesse período, nota-se a mudança de temas e técnicas utilizadas pelos escultores, por exemplo, a exploração de temas cotidianos, expressões dramáticas, maior grau de realismo e emoção, além do aumento das dimensões e dos volumes.
Esses fatores que caracterizaram as esculturas gregas helenísticas proporcionaram mais expressividade e sensualidade às obras. Isso ocorreu devido ao contato com outras civilizações antigas, que mesclou diversos aspectos dessa arte. Nesse momento, as esculturas de mulheres já surgem em formato nu.