A escrita foi importante para os povos da antiguidade? Por quê?Apon- te semelhanças e diferenças entre as escritas cuneiforme, fenícia e os hieróglifos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os povos antigos usavam as marcas gráficas inicialmente como uma ferramenta para registro do movimento do comércio, depois como registros de todos os acontecimentos que envolviam a sociedade.
Escrita Cuneiforme: Eram feitas com letras em formas de pregos ou cunhas. Eram feitas em placas de argilas. Escrita Hieroglífica: Eram desenhos e símbolos que representavam práticas, objetos, entre outros. Era feita em paredes de rochas.
Resposta:
A diferença principal entre o alfabeto fenício e os alfabetos de outros povos antigos (egípcios e mesopotâmicos) era que no alfabeto fenício cada letra significava o som de uma consoante, de modo que as palavras eram formadas pela combinação de diversas letras, enquanto que no alfabeto egípcio a escrita era hieroglífica, de modo que cada símbolo representava uma palavra, havendo muito mais letras neste alfabeto que no alfabeto fenício.
Deste modo, aprender a escrever com os outros alfabetos era uma tarefa interpretativa e que só fazia sentido dentro do contexto cultural egípcio, enquanto que no alfabeto fenício não há uma relação direta entre a forma das letras e o significado das palavras, de modo que é bem mais fácil escrever com este alfabeto, assim como ler os registros feitos com ele.
Escrita Cuneiforme
Era essencial que a informação fosse compreendida. Assim, por volta de 3000 a.C. surge a primeira forma de escrever - a escrita cuneiforme - a qual tem origem na antiga Mesopotâmia com os sumérios.
A escrita cuneiforme é uma forma de escrita pictográfica (representação por desenhos), que caracteriza o tipo de escrita feita com objetos em formato de cunha, por isso ser assim chamada. Era representada por cerca de 2000 símbolos, escritos da direita para a esquerda.
Isto se deu, entre outros motivos, por serem ritualísticas as funções da escrita nas sociedades egípcias, enquanto que os fenícios usavam o alfabeto para manter o registro de suas transações comerciais, de modo que era necessário que muito mais gente soubesse ler e escrever (todos que comerciassem) que nas sociedades onde somente os sacerdotes precisavam saber ler para transmitir as mensagens sagradas.
Escrita Hieroglífica
Com base na escrita cuneiforme são elaborados os hieróglifos. Não se sabe, todavia, onde e quando exatamente a escrita egípcia teria começado.
Na escrita hieroglífica alguns sinais assumiram uma representação fonográfica, às vezes de uma letra, outras vezes de palavras inteiras. Trata-se de uma escrita complexa e era utilizada em representações religiosas.