A escrita está presente em quase todos os momentos de nossa vida, principalmente no ambiente escolar. Para acompanhar as disciplinas escolares, antes de tudo, é necessário passar pelo ciclo de alfabetização. Ou seja, é necessário conhecer um código - conhecido como alfabeto - que nos ajudará a entrar no mundo da escrita de forma mais autônoma, sem nos esquecer que, além de conhecer esse código, é necessário conhecer as práticas sociais diversas de uso da leitura e da escrita. Assim, para as crianças desenvolverem seus conhecimentos em História, Geografia e Matemática, por exemplo, antes, devem aprender a ler e a escrever e a como fazer bom uso desses práticas. Com isso, percebemos que a alfabetização possui relação também com as demais áreas do conhecimento.
Pensando nisso, mencione práticas que relacionam a alfabetização com as outras áreas do conhecimento. Lembrando que essas práticas devem estar relacionadas às crianças no ciclo de alfabetização (entre o 1º e o 3º ano do Ensino Fundamental).
Soluções para a tarefa
A alfabetização consiste no aprendizado das diversas formas de linguagem existente.
Nesse sentido, começa primeiro com o reconhecimento do nome da criança e formando a base do alfabeto, das primeiras sílabas, dentre outros.
Veja que a matemática também pode ser utilizada na alfabetização pois envolve o reconhecimento da linguagem por meio dos números.
Como uma forma de melhor aproveitamento disso, pode-se utilizar outras ciências para complementar o português em si.
espero ter ajudado!
Explicação:
objetivo de ensinar a compreender e interpretar, a prática da leitura é grande aliada no período de alfabetização, sendo além de prazerosa, induz a curiosidade, instigando a criança a independência da descoberta. No entanto, identificar o que cada criança já domina é fundamental, então para começar a aplicar as práticas, o professor pode incentivar os aluno s a tocarem nas letras; desenhar as letras no quadro e pe dir para que repitam o som de cada uma delas é interessante, e na sequência p eça que as desenhe. Esta prática fará c om que além de a prenderem as letras, desenvolvam memória visual e motora. Alfabetizar com ativ idades divertidas aguça o gosto por aprender, então aproveitar datas
comemorativas para homenagem ao tema marca o ensino/aprendizagem, além de dar continuidade a nossa história, um exemplo é comemorar o descobrimento do Brasil (22 de abril de 1500), contando sua história ensinando como fazer u m barquinho de papel com a Bandeira do Brasil aplicada nele. Com esta prática teremos um barquinho para brincar e a lembrança de como aconteceu o descobrimento do Brasil. O lúdico no ensino da matemática, na Educação Infantil, além de dinâmico, faz c o m que os alunos sintam maior prazer em aprender, pois eles se identifica m bastante com as brincadeiras e jogos. Além da diversão, algo fundamental na vida do ser humano se aprende com os jogos, a importância das regras e, com isso, o jogo só deve começar a partir do momento em que todos os jogadores conseguirem compreender os significados das regras e da cooperação. São inúmeros jogos que auxiliam no ensino aprendizagem, e utilizando esta prática a prender matemática deixa de ser a vil ã na Educação Infantil. Desenhar e pedir que copiem o desenho; Contar história e cri ar adornos com seus personagens e componentes; Ensinar/Aprender brincando com jogos; São tantas as práticas que relacionam a alfabetização com outras áreas do conhecimento, que o professor ter á prazer em dar aulas