A escrita da história do que é chamado de "Brasil" começou a ser feita ainda no período da América portuguesa. A partir da independência da colônia e da configuração do Brasil como um Estado-nação, tem-se um incremento nessa narrativa, a fim de forjar uma história e uma memória. A historiografia brasileira, ramo que se dedica ao estudo da escrita da história no Brasil, tem algumas características e especificidades. Em relação a essa temática, assinale a alternativa correta. a) A historiografia brasileira sofreu fortes influências dos debates historiográficos realizados na Europa e nos Estados Unidos, e isso se refletiu nos estudos sobre a história do Brasil, bem como nas definições sobre a identidade brasileira. b) A historiografia brasileira não sofreu influências dos debates historiográficos realizados na Europa e nos Estados Unidos, já que as discussões nesses lugares não se relacionavam com os problemas brasileiros. c) A historiografia brasileira sofreu fortes influências dos debates historiográficos realizados na Europa e nos Estados Unidos, e isso refletiu nos estudos sobre a história do Brasil, mas não nas discussões sobre a identidade brasileira. d) Os debates historiográficos realizados na Europa e nos Estados Unidos influenciaram a historiografia brasileira, mas somente na temática da escravidão e do movimento operário, em razão do marxismo. e) Os debates historiográficos realizados na Europa e nos Estados Unidos influenciaram a historiografia brasileira somente até o século XX, quando foram progressivamente abandonados em prol da historiografia africana e asiática.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) A historiografia brasileira sofreu fortes influências dos debates historiográficos realizados na Europa e nos Estados Unidos, e isso se refletiu nos estudos sobre a história do Brasil, bem como nas definições sobre a identidade brasileira.
RESPOSTA CORRETA
Ao longo da história da historiografia brasileira, houve uma constante influência das proposições historiográficas desenvolvidas na Europa e nos Estados Unidos, e essas "marcas" são reconhecíveis na produção historiográfica brasileira desde meados do século XIX.:
Resposta:
A.
A historiografia brasileira sofreu fortes influências dos debates historiográficos realizados na Europa e nos Estados Unidos, e isso se refletiu nos estudos sobre a história do Brasil, bem como nas definições sobre a identidade brasileira.
Explicação:
Ao longo da história da historiografia brasileira, houve uma constante influência das proposições historiográficas desenvolvidas na Europa e nos Estados Unidos, e essas "marcas" são reconhecíveis na produção historiográfica brasileira desde meados do século XIX.