A escravidão na Roma antiga a) permaneceu praticamente inalterada ao longo dos séculos, mas foi abolida com a introdução do cristianismo. b) previa a possibilidade de alforria do escravo apenas no caso da morte de seu proprietário. c) era restrita ao meio rural e associada ao trabalho braçal, não ocorrendo em áreas urbanas, nem atingindo funções intelectuais ou administrativas. d) pressupunha que os escravos eram humanos e, por isso, era proibida toda forma de castigo físico. e) variou ao longo do tempo, mas era determinada por três critérios: nascimento, guerra e direito civil.
#FUVEST
Soluções para a tarefa
Respondido por
125
É correta a alternativa E, já que a escravidão, assim como todos os fenômenos políticos e sociais, não é uma coisa que a natureza simplesmente estabelece como tal e jamais muda, e sim algo que vai se adaptando às necessidades políticas, econômicas e militares da época e região.
De forma geral, mesmo que a identidade dos escravos tenha mudado ao longo do tempo (povos que antes eram escravos em Roma, como os gauleses, eventualmente se tornavam cidadãos), ela era instituída basicamente por meio do nascimento (filho de escravo é escravo), pela conquista por meio da guerra e por leis, como punição por crimes ou forma de pagamento de dívidas.
Respondido por
29
Resposta:
letra E
Explicação:
variou ao longo do tempo
Perguntas interessantes