A escravidão já existia na África, mas se intensificou com o desenvolvimento do tráfico europeu. A esse respeito, indique uma modificação introduzida pelos europeus na instituição da escravidão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
ESCRAVIDÃO NA ÁFRICA
HISTÓRIA DO BRASIL
A escravidão na África não foi mais branda e humanitária que o trabalho escravo exercido na América, porém começou bem antes da chegada dos europeus na África.
Durante muito tempo, acreditou-se na ideia de que a escravidão ocorrida na África fora mais branda e humanista se comparada à escravidão praticada na América até o século XIX. Muitos defendiam a tese de que o cativo era absorvido pelo povo que o capturava, caracterizando uma escravidão exclusivamente de cunho doméstico, mas, conforme veremos, a escravidão na África não ocorria somente neste formato.
No presente texto, nosso principal objetivo é analisar a escravidão existente na África e comparar com a escravidão presente no Novo Mundo. No entanto, não podemos comparar a brutalidade da escravidão na África com a da escravidão na América. “Qual escravidão foi mais brutal com os escravos, a africana ou a americana?”. Essa pergunta não tem resposta, pois os parâmetros utilizados por cada forma de escravidão pautam-se na realidade social, política e cultural específica de cada continente.
Explicação:
Resposta:
Tornaram a escravidão intercontinental.
Explicação:
A escravização em massa ocorreu com a abertura das rotas comerciais no Atlântico. A ligação comercial do continente africano com a Europa e a América transformou o escravo em um dos principais produtos de exportação, gerando grandes lucros à elite de várias sociedades africanas. Tal situação ampliou o número de escravos se comparada aos antigos sistemas existentes na África e garantiu a exploração dos vastos territórios recém-conhecidos na América.
Pelos fatos mencionados, concluímos que os europeus tornaram a escravidão intercontinental.
Espero tê-lo(a) ajudado(a)! Bons estudos! Somente com o acesso a educação é possível fazermos a diferença em nosso meio e convívio!