a escravidão foi eliminada de fato? mínimo 15 linhas
Soluções para a tarefa
IMPORTANTE-
Depois da abolição, não foram implementadas medidas para inserir a população negra na sociedade. Não houve, por exemplo, nenhuma ação para viabilizar o acesso à terra e à moradia e os negros tinham que disputar o mercado de trabalho com os brancos e imigrantes – na maior parte das vezes mais qualificados e sem carregar o ranço da escravidão recente. Os libertos também ficavam às margens das políticas de saúde e educação, impedindo que eles exercessem uma verdadeira cidadania.
RESUMO-
Cento e vinte e oito anos se passaram e continua a haver em nosso país relações raciais muito assimétricas, com camadas populares majoritariamente formadas por negros condenadas à exclusão social. Levantamentos da ONU mostram, por exemplo, que 70% das pessoas que vivem em situação de extrema pobreza no Brasil são negros e que o salário médio da população negra no país é 2,4 vezes mais baixo que o dos brancos. Além disso, 80% dos analfabetos brasileiros são negros e mais de 40% das vítimas de homicídios no país são negros de 15 e 29 anos. Estes são apenas alguns dados, há muitos outros.
tentei resumir no máximo, e na primeira parte coloquei informações importantes referentes ao tema más essas informações são logo após a abolição, e mais abaixo coloquei as informações mais importantes que acho que você deva colocar pois são sobre os dias atuais, como a pergunta pede, espero ter ajudado de coração,
bons estudos! :)
DESCULPA, NÃO É A RESPOSTA CORRETA... SERIA SE FOSSE DE PORTUGUÊS, PEÇO DESCULPA....
Resposta:
"Escravidão ontem, no hoje e no amanhã"
Explicação:
A escravidão origina-se de guerras e conquistas de territórios, onde os povos vencidos eram submetidos ao trabalho forçado pelos conquistadores que se tornavam donos deles.
É triste pensar que tantos indivíduos sofreram escravidão... Mas é mais triste ainda pensar que ainda hoje seres humanos com supostos direitos sofrem de escravidão.
Nos países de menor desenvolvimento as crianças são sujeitas a ser escravizados, a trabalhar sem parar para ajudar a sua família mas para piorar, muitas delas foram levadas das suas casas. Também há muitos acontecimentos e cada vez mais de crianças que são usadas para causar dó e pena nas pessoas a que pedem ajuda para que depois gangues de salteadores roubarem tudo o que têm e por vezes até assassinarem.
Mas isso não acontece apenas nos países de menor desenvolvimento! Nos países de maior desenvolvimento também acontece. A China, uma das maiores potências mundiais cada vez mais é alvo de notícias e escândalos sobre como escravizam empregados e crianças em fábricas, dando tanto pouco salário que muitos deles nem conseguem ter uma refeição por dia.
E claro... Temos a escravidão emocional que acontece tanto nos dias de hoje, quando uma pessoa se submete a outra para suprimir as necessidades e desejos dela embora em muitos casos possa ser escravidão própria, não deixa de ser escravidão!
Assim, concluo que a escravidão continua presente na atualidade e tenho a certeza que irá continuar... Afinal, enquanto os países de maior desenvolvimento continuarem a explorar os países de menor desenvolvimento, nunca iremos ter um mundo justo!