História, perguntado por kamysoares5971, 1 ano atrás

A escravatura [na Roma antiga] foi praticada desde os tempos mais remotos dos reis, mas seu desenvolvimento em grande escala foi consequência das guerras de conquista [...]. (Patrick Le Roux. Império Romano, 2010.) Sobre a escravidão na Roma antiga, é correto afirmar que (A) assemelhava-se à escravidão ocorrida no Brasil colonial, pois era determinada pela procedência e pela raça. (B) aumentou significativamente durante a expansão romana pelo Mar Mediterrâneo. (C) atingiu o auge com a ocupação romana da Germânia e de territórios na Europa Central. (D) diminuiu bastante após a implantação do Império e foi abolida pelos imperadores cristãos. (E) diferenciava-se da escravidão ocorrida no Brasil colonial, pois os escravos romanos nunca podiam se tornar livres.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
175
Olá, tudo bem?

Alternativa correta é a B.

A escravidão romana era fruto das guerras, pois os perdedores que não fossem mortos e possuíssem condição de trabalhar, eram levados como escravos. Por isso, com a expansão romana no território germânico, a quantidade de escravos aumentou, em virtude das vitórias. O escravo podia ser liberto, porém jamais gozaria de todos os direitos como um cidadão romano nativo, embora não tivesse mais sua liberdade e direitos tolhidos.

Espero ter ajudado! 
Respondido por Mamute1309
46

Resposta:

Alternativa: B  

Explicação:

Questão de fácil resolução por parte do aluno, que deveria observar a relação entre a vitória romana nas Guerras Púnicas, quando o Mar Mediterrâneo foi tomado dos cartagineses, e a expressiva ampliação da utilização de mão-de-obra escrava proveniente das conquistas.

Perguntas interessantes