Sociologia, perguntado por betinha142p4ubxt, 1 ano atrás

A Escolha de Frankfurt percebeu pontos em comum entre a sociedade alemã durante o nazismo e a sociedade norte-americana? Quais? Nesse sentido, por que a democracia corre o risco de ser transformada em mera ideologia? Como a Indústria Cultural se encaixa nessa discussão?

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
1
Olá!

A análise da Escola de Frankfurt, principalmente aquela feita por Theodor W. Adorno, revela possíveis similiaridades entre a sociedade capitalista e liberado dos Estados Unidos da América, e a nazi-fascista, do Terceiro Reich Alemão.

Dentre os principais pontos abordados por Adorno estão a Indústria Cultural e a alienação política dos indivíduos por estes meios. A reprodução da cultura em escala de massa, impedia a formação crítica dos cidadãos, garantindo, para Adorno, a supremacia de um Estado totalitário sobre a população.

Assim, a democracia, exposta aos interesses do mercado, garante a sobrevivência de uma série de dogmas políticos, caracterizados por Adorno como ideologias. As ideologias apresentam um risco para a democracia justamente por impedir a reflexão crítica, garantindo a permanência de uma hegemonia intelectual.

betinha142p4ubxt: obrigadaaaaa. Saberia sobre :
betinha142p4ubxt: 1) As regras que regem o comportamento e as maneiras de se conduzir em sociedade podem ser denominadas, segundo Émile Durkheim, como fato social. Max Weber, por sua vez, entende que a ação social ocorre a partir de uma série fatores que estão ligados a um universo único e individual. Explique como Weber entende a ação do indivíduo em sociedade relacionando os seguintes itens abaixo
betinha142p4ubxt: I. A ação dos indivíduos é um fenômeno que ocorre constantemente na sociedade;
II. A ação social caracteriza-se por exercer determinado poder entre os indivíduos e as consciências individuais;
III. Os indivíduos agem coletivamente por conta de suas expectativas;
IV. A ação social expressa a construção constante da sociedade por meio de pessoas únicas e circunstâncias infinitas.
Perguntas interessantes