A escolha da embalagem ideal para cada operação envolve a apresentação e as particularidades de cada mercadoria, além da segurança e certeza de que os produtos cheguem sem avarias ao comprador. Tudo isso afeta os custos da operação.
Nas operações de comércio internacional a embalagem tem sua função e importância para a proteção dos produtos, desta forma avalie as afirmações a seguir, como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. A partir do momento que sai do ponto de origem até o cliente final a embalagem é fundamental pois, transita por todas as etapas logísticas.
II. A função primária da embalagem é ajudar no manuseio da mercadoria durante o trânsito, estar bem identificada ajuda na manipulação e nos cuidados com a carga.
III. A terceira função da embalagem é a proteção dos produtos para uso de modais específicos de embarque internacional, sendo o marítimo ou aéreo para evitar riscos de avarias.
É correto o que se afirma em.
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V
Alternativa 2:
V, F, V
Alternativa 3:
V, F, F
Alternativa 4:
F, V, V
Alternativa 5:
F, F, F
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 3:
V, F, F
Explicação:
Segundo o Livro Logística Internacional, Unicesumar, Pags 126/127.
Somente a primeira afirmativa esta correta, pois a segunda e terceira estão invertidas quanto as ordens das funções da embalagem. Segue trecho do livro que discorre sobre as funções primaria e terciaria da embalagem, que nos garante que as afirmativas "II e III" estão incorretas.
Funções Primarias:
A função primária da embalagem nas operações de comércio internacional é a proteção dos produtos, a fim de que não corram os riscos do embarque internacional marítimo ou aéreo. Ao utilizar a embalagem correta para a operação as empresas acabam aumentando os custos dos produtos, mas por outro lado os custos de perder parte da carga por causa da embalagem inadequada costumam ser muito maiores.
Funções Terciarias:
A terceira função da embalagem que é muitas vezes esquecida ou ignorada – é que ela compõe a estratégia de serviços ao cliente definida pela empresa. Quando adquire algo, o consumidor quer receber os produtos em boas condições de venda ou de uso; também espera desembalar facilmente os produtos sem que tenha que gastar mais tempo e dinheiro preparando-os para venda ou uso. Essa função acaba sendo a mais difícil de atingir em relação à função de proteger os produtos para o transporte e facilitar sua manipulação durante o trânsito. A embalagem precisa ser simples o suficiente para ser aberta sem a utilização de ferramentas e o emprego de muito esforço, porém, além disso ela precisa ser projetada para que possa ser aberta sem danificar os itens. Em grande parte dos casos, a embalagem que uma empresa utiliza reflete a imagem que ela quer passar a seus clientes.
Resposta:
Explicação:
Resposta:
Alternativa 3:
V, F, F
Explicação:
I. A partir do momento que sai do ponto de origem até o cliente final a embalagem é fundamental pois, transita por todas as etapas logísticas. VERDADEIRA
II. A função primária da embalagem é ajudar no manuseio da mercadoria durante o trânsito, estar bem identificada ajuda na manipulação e nos cuidados com a carga. FALSA - ESSAS ESPECIFICAÇÕES CORRESPONDEM À FUNÇÃO SECUNDÁRIA
III. A terceira função da embalagem é a proteção dos produtos para uso de modais específicos de embarque internacional, sendo o marítimo ou aéreo para evitar riscos de avarias. FALSA - ESSAS ESPECIFICAÇÕES CORRESPONDEM À FUNÇÃO PRIMÁRIA
A função primária da embalagem nas operações de comércio internacional é a proteção dos produtos, a fim de que não corram os riscos do embarque internacional marítimo ou aéreo. Ao utilizar a embalagem correta para a operação as empresas acabam aumentando os custos dos produtos, mas por outro lado os custos de perder parte da carga por causa da embalagem inadequada costumam ser muito maiores.
A função secundária da embalagem é ajudar no manuseio da mercadoria durante o trânsito; além disso, uma embalagem identificada corretamente facilita a manipulação dos produtos por parte dos envolvidos na operação de transporte, ajudando a identificar os melhores métodos de manuseio, bem como quais equipamentos podem ser utilizados. Dessa forma, todos os apontamentos em relação à manipulação e aos cuidados com a carga devem ser colocados
de forma clara na embalagem
A terceira função da embalagem que é muitas vezes esquecida ou ignorada – é que ela compõe a estratégia de serviços ao cliente definida pela empresa. Quando adquire algo, o consumidor quer receber os produtos em boas condições de venda ou de uso; também espera desembalar facilmente os produtos sem que tenha que gastar mais tempo e dinheiro preparando-os para venda ou uso. Essa
função acaba sendo a mais difícil de atingir em relação à função de proteger os produtos para o transporte e facilitar sua manipulação durante o trânsito. A embalagem precisa ser simples o suficiente para ser aberta sem a utilização de ferramentas e o emprego de muito esforço, porém, além disso ela precisa ser projetada para que possa ser aberta sem danificar os itens. Em grande parte dos casos, a embalagem que uma empresa utiliza reflete a imagem que ela quer
passar a seus clientes.
Págs. 126 e 127 Livro Logística Internacional