Pedagogia, perguntado por fatylampertp6mwwv, 9 meses atrás

“A escola tradicional adotou uma série de protocolos para se apresentar aos alunos como um ambiente separado do mundo exterior. Uniforme, filas, toques de entrada e de saída, horários, forma de tratamento dos professores”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BELTHER, Josilda Maria. Didática I. São Paulo: Pearson, 2014. p.68.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre a avaliação na pedagogia tradicional, assinale a alternativa correta:

A A avaliação tinha por objetivo valorizar os aspectos cognitivos, com ênfase na memorização. Aquilo que havia sido transmitido pelo professor deveria ser repetido de maneira idêntica nas verificações.
B Na pedagogia tradicional, era feita uma autoavaliação, uma forma privilegiada de acompanhamento do processo, pois o saber somente tem relevância com base no significado que tem para cada indivíduo.
C A avaliação deveria permitir o controle dos resultados de maneira quantitativa.
D Não havia uma avaliação formalmente estabelecida.
E A avaliação deve ser diagnóstica, com o objetivo de apontar ao professor e aos alunos o que já foi ou não assimilado.

Soluções para a tarefa

Respondido por lamperttania
2

Resposta:

A A avaliação tinha por objetivo valorizar os aspectos cognitivos, com ênfase na memorização. Aquilo que havia sido transmitido pelo professor deveria ser repetido de maneira idêntica nas verificações.

Explicação:

A afirmativa correta é a opção A. A avaliação na pedagogia tradicional tinha por objetivo valorizar os aspectos cognitivos, com ênfase na memorização. Aquilo que havia sido transmitido pelo professor deveria ser repetido de maneira idêntica nas verificações (livro-base, p. 88). A opção B refere-se à avaliação na concepção da escola nova na vertente não diretiva (livro-base, p. 103). A opção C refere-se à avaliação na concepção da pedagogia tecnicista (livro-base, p. 106). A opção D refere-se à pedagogia libertária (livro-base, p.143). A opção E refere-se à pedagogia histórico-crítica (livro-base, p. 159).

Perguntas interessantes