“A escola tem um papel fundamental a desempenhar nesse processo. Em primeiro lugar, porque é um espaço em que pode se dar a convivência entre estudantes de diferentes origens, com costumes e dogmas religiosos diferentes daqueles que cada um conhece, com visões de mundo diversas daquela que compartilha em família. Nesse contexto, ao analisar os fatos e as relações entre eles, a presença do passado no presente, no que se refere às diversas fontes de que se alimenta a identidade — ou as identidades, seria melhor dizer — é imprescindível esse recurso ao Outro, a valorização da alteridade como elemento constitutivo do Eu, com a qual experimentamos melhor quem somos e quem podemos ser”. A partir do trecho acima e principalmente dos conteúdos do texto-base Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos sobre a cultura na escola, analise as afirmativas a seguir.
Soluções para a tarefa
Você esqueceu as alternativas.
• I. A cultura na escola e na sala de aula se manifesta somente de forma imaterial.
• II. A cultura na escola e na sala de aula não é capaz de homogeneizar tudo e todos.
• III.A cultura na escola e na sala de aula e o próprio currículo convivem de maneira tensa: valores, ideologias, interpretações, vivências e preconceito.
Agora podemos:
A alternativa II está correta.
A relação da cultura com a educação se dá a partir da transmissão do conhecimento para um indivíduo em formação, e, mesmo após já estar inserido enquanto ser social, ele tem a possibilidade de experimentar variações na cultura visto que ela é dinâmica e não estática.
Lembrando que a cultura nada mais é que o conjunto de linguagens, crenças, costumes e experiências dos grupos existentes em uma sociedade.
Por fim, a didática atua como uma ferramenta crucial para o processo de aprendizagem do indivíduo.
Caso tenha interesse em saber mais sobre o PNE:
https://brainly.com.br/tarefa/19647085