A escola não corresponde meramente a um espaço físico, mas a um modo de ser e ver a pluralidade que caracteriza a sociedade. Sobre o tema, analise o fragmento a seguir:
(...) A escola é um espaço de relações. Neste sentido, cada escola é única, fruto de sua história particular, de seu projeto e de seus agentes. Como lugar de pessoas e de relações, é também um lugar de representações sociais. Como instituição social ela tem contribuído tanto para a manutenção quanto para a transformação social. Numa visão transformadora ela tem um papel essencialmente crítico e criativo. (GADOTTI, 2007, p. 11)
Sobre o papel crítico e criativo da escola, analise as afirmações:
I - A escola é um espaço intimamente ligado ao ser humano, à sociedade e à sua própria natureza pedagógica, por isso deve considerar que os indivíduos inseridos nela são seres inacabados e em processo de formação.
II – A dinâmica do espaço escolar está protegida pelos muros que cercam a escola, portanto, não é necessário levar em consideração as condições de ensino e aprendizagem dos diversos ambientes naturais e culturais em que os alunos estão inseridos.
III – Com o objetivo de superar os desafios da relação entre a educação e a diversidade, a escola precisa transformar as práticas pedagógicas tradicionais que tratam de modo superficial os processos de ensino e aprendizagem voltados a diversidade presente no ambiente escolar.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmações corretas:
Alternativas:
a)
Apenas I.
b)
Apenas II.
c)
Apenas III.
d)
Apenas I e II.
e)
Apenas I e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
e)
Apenas I e III.
Dentre as afirmativas, observa-se que a escola deve ser compreendida com o lócus em que os alunos estão inseridos, se alinhando com o contexto sócio-cultural que limita seus espaços.
A partir deste entendimento, torna-se mais natural o desenvolvimento de práticas pedagógicas orientadas para estas limitações, possibilitando a qualificação do processo de ensino-aprendizagem durante o dia a dia.
Perguntas interessantes