A Escola Esmeralda de Ensino Fundamental e Médio está sofrendo com os inúmeros problemas de indisciplina e violência na escola. Entre os alunos, a violência está presente em seu cotidiano, tendo em vista a realidade social da região em que vivem. A professora Mara, acompanhou diversos casos, mediou conflitos entre alunos, e entre alunos e familiares. Em um dia de avaliação na turma, como de praxe, Mara organizou a disposição da sala para evitar a “cola” entre os alunos. Neste dia, ela vivenciou uma das experiências mais tristes de sua carreira. Ao perceber que um aluno estava muito tenso, ela solicitou que o mesmo se sentasse na primeira carteira da sala, e que deixasse seus pertences em cima da mesa da professora enquanto realizasse a avaliação. O aluno se recusou e começou a falar de forma agressiva, proferindo insultos e ameaças à professora. A professora tentou argumentar com o aluno, mas quando se virou para organizar as demais carteiras, o aluno a agrediu com um golpe na cabeça. A professora foi socorrida pelos demais alunos presentes e levada ao hospital. Não houve ferimentos graves, porém a professora pediu afastamento do trabalho por um período. O aluno permanece na escola e a situação foi tratada formalmente entre a coordenação pedagógica e a família do aluno. Quando a professora Mara retornou ao trabalho tratou de organizar, em conjunto com seus colegas, estratégias pedagógicas para trabalhar a situação de violência e agressividade entre alunos e entre professores e alunos. Sugeriu expandir o trabalho para a comunidade, aproximar escola e famílias, entre outras questões. A maioria dos professores manteve-se resistentes à ideia, outros nem tocavam neste assunto. Em geral, os professores estavam cansados e receosos com o ocorrido. Naquele mesmo ano, outra professora também foi agredida por um aluno em sala de aula. 2 QUESTÃO ORIENTADORA A violência e a agressividade são fatores presentes na sociedade e, de certa forma, a escola é reflexo dos comportamentos e das tensões que permeiam todas as relações sociais. No caso da professora Mara, e de acordo com as referências indicadas, indique pelo menos 4 estratégias pedagógicas para que a professora possa apresentar aos seus colegas de trabalho e incentivar a realização de intervenções sobre o quadro de violência e agressividade na escola. Em seguida, disserte brevemente sobre como é a representação social do professor atualmente
Soluções para a tarefa
Considerando esse contexto, a intervenção relacionada ao quadro da violência exacerbada nas escolas é um tema atual de fundamental importância. A ocorrência de tanta agressividade deve ser repudiada e combatida, para que possam ocorrer melhorias sociais.
Tanto o professor, quanto as famílias e demais áreas e setores escolares são imprescindíveis para o processo de ensino e aprendizagem, tornando necessária a intervenção através de atividades e medidas socioeducativas.
Bons estudos!
Resposta:
Para minimizar esta tendência dentro da escola poderiam ser implementadas situações que se opusessem contra essa cultura da violência. Dentre elas:
Criação de rodas de conversa;
Criar e fortalecer espaços do protagonismo dos estudantes dentro e fora da escola;
Práticas educativas com concepções pedagógicas ampliadas promovendo a interação entre os membros, como teatro e dança;
Desenvolvimento de práticas de superação, construindo uma cultura de paz, que os alunos levariam para fora da escola, reforçando os laços sociais.
A representação social do professor está totalmente vinculada à forma como cada docente se localiza e se reconhece na profissão, marcada pela interação entre diferentes contextos sociais e culturais, construindo referenciais de conduta e comportamento e sua forma de agir dentro da profissão. Deve ser vista como um construto social, complexo e dinâmico que fabricam o modo de ser do docente.