A escola de ofícios manuais e design Bauhaus ("construir a casa") foi fundada pelo arquiteto Walter Gropius (1883-1969) em Weimar, no ano de 1919. Gropius era um modernista, acreditava que o mundo moderno, com toda a sua complexidade, exigia uma estética nova, funcional e depurada. Além disso, em seu manifesto, declarava a intenção de "criar uma nova guilda de artesãos sem as distinções de classe que erguem uma barreira arrogante entre artesão e artista". Durante os seus 14 anos de história, nos quais sobreviveu à reviravoltas políticas e econômicas, bem como a surtos de faccionalismo, cerca de 500 alunos formaram-se na Bauhaus. A equipe também criou um programa de ensino que revolucionou para sempre a formação em design e fez com que uma série de produtos fossem postos em fabricação.
FARTHING, S. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro, Sextante, 2011.
Essa importante escola de design teve grande contribuição para o desenvolvimento de novos produtos, a partir de alguns princípios estabelecidos e colocados em prática por professores e alunos. A Bauhaus tinha como princípio não somente propor uma nova estética, mas também de promover uma mudança social com modernidade e inteligência de projetos e recursos. Dentro do contexto da criação e durante a existência da Bauhaus, a seguir analise as assertivas:
I. A Bauhaus adota o lema “Arte para a indústria”, inspirada no movimento Arts and Crafts, de William Morris, no século XIX. A Bauhaus refletia a busca do artesanato, em contraposição à indústria. Segundo Gropius, o alvo era eliminar as desvantagens da máquina e valorizar o trabalho do artista e do artesão em conjunto.
II. A mentalidade racionalista da época preconizava a máxima “A forma segue a função”, segundo a qual o ornamento não tinha mais lugar à funcionalidade do objeto. Pregava a utilização das cores primárias (azul, vermelho e amarelo) e das formas primárias também (círculo, quadrado e triângulo).
III. A diversidade do ensino e sua interdisciplinaridade proporcionava ao aluno o contato com diferentes experiências. Havia aulas práticas de tecelagem, serralheria, teatro, cerâmica, pintura de paredes, tipografia ou impressão.
IV. A Escola era norteada por três princípios. Primeiramente, o direcionamento da nova arquitetura para os trabalhadores, depois a rejeição a todos os objetos e adereços burgueses e, por último, o retorno aos princípios básicos da arquitetura ocidental, definindo uma forma clássica de moradia social racional.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e IV.
Alternativa 2:
II e IV.
Alternativa 3:
III e IV.
Alternativa 4:
II, III e IV.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
É correto o que se afirma em:
Alternativa 4: II, III e IV.
Analisando e explicando cada afirmativa:
I. Falsa. A Bauhaus adota o lema "catedral do futuro".
II. Verdadeira. A máxima "a forma segue a função" era utilizada a partir de um forte viés racionalista, onde o ornamento não tinha mais lugar à funcionalidade do objeto.
III. Verdadeira. A diversidade do ensino e sua interdisciplinaridade permitia que o aluno tivesse muitas aulas, desde tecelagem até o teatro e a impressão.
IV. Verdadeira. A escola possuía três princípios básicos, conforme consta no enunciado da afirmação.
Bons estudos!
keytrilinribeiro:
Muito obrigada
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Filosofia,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás