A Escola de Frankfurt elaborou uma análise sobre
os exercícios de poder que a Ciência ocidental gerou no séc. XX. Segundo eles, a razão critica garante ao homem:
A) a submissão dos indivíduos no exercício de sua liberdade através do uso da Ciência
B) a imposição da Ciência como elemento decisivo de garantia de liberdade dos indivíduos
C) o exercício da razão como “ferramenta” de sujeição de um sujeito ao outro.
D) a análise do poder exercido sobre os indivíduos através da Ciência com o objetivo de garantir a exploração de uma classe sobre a outra.
E) a razão analisa e interpreta os limites e os perigos do pensamento instrumental, provocando a emancipação do gênero humano.
Soluções para a tarefa
Segundo a Escola de Frankfurt, a razão critica garante ao homem:
D) a análise do poder exercido sobre os indivíduos através da Ciência com o objetivo de garantir a exploração de uma classe sobre a outra.
A Escola de Frankfurt foi uma corrente filosófica que teve como finalidade romper uma filosofia tradicional, por um novo modelo de pensar, criando uma nova ordem filosófica que tinha como pano de fundo a sociologia, a economia e a política.
Segundo os fundamentos teóricos presentes na Escola de Frankfurt, a razão que deveria fundamentar a autonomia, tornou-se instrumento, que ao invés de gerar progresso para todos os grupos sociais, mediante acesso aos recursos técnicos e emancipação das massas, gerou processo de desumanização.
A teoria crítica desenvolve-se no sentido de alertar consciências a fim de que se efetive, socialmente, uma emancipação de pensamento através de uma razão libertadora que consiga aguçar a percepção em relação ao real objetivo da indústria cultural.
Bons estudos!