A Escola de Ensino Fundamental “Aprender e Crescer” é organizada por ciclos de aprendizagem (com progressão automática) e possui duas turmas de Alfabetização, Turma 1 e Turma 2.
Na Turma 1, a professora utiliza o método fonético para alfabetizar as crianças, e está orgulhosa em perceber que elas que têm mais facilidade para identificar as palavras. Porém, os alunos apresentam uma leitura lenta e bastante silabada e pouco se preocupam em compreender o que estão decodificando.
Na Turma 2, a professora tem utilizado o método global para alfabetizar o grupo e está muito satisfeita em constatar que seus alunos apresentam mais facilidade para compreender o significado das palavras ou mesmo dos textos. Entretanto, as crianças possuem dificuldades em identificar palavras, especialmente as desconhecidas.
A partir desta constatação, em sua opinião, qual professora está realizando o trabalho de alfabetização mais assertivo? Por que? Qual seria o encaminhamento metodológico que você utilizaria para alfabetizar? Elabore sua resposta, justificando-a por meio de um texto discursivo de 10 a 15 linhas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como vimos ao longo das aulas, o método de ensino utilizado pela professora da turma 1, não é o mais recomendado, pois apesar do mesmo parecer mais efetivo no início, a construção do letramento de fato a longo prazo se torna mais lento e menos eficaz, por evidenciar a dificuldade de identificar a palavra por inteiro e frases por completo, pois nota-se que as crianças identificam mais a parte fonética.
No meu ponto de vista, observando as duas técnicas utilizadas, a professora da turma dois faz uso do método mais eficaz, onde os alunos aprendem o significado das palavras e o contexto das frases e a reconhecem por inteiro, embora este método tenha um processo considerado mais lento, este porem é o método comparado ao anterior da turma 1, mais indicado para o completo letramento em sala de aula.
Explicação: