A Escola de Atenas é um famoso quadro pintado pelo renascentista italiano Rafael de Sanzio (1483-1520). Ao centro da obra, o senil Platão e o adulto Aristóteles apontam para cima e para baixo, respectivamente. A respeito da filosofia aristotélica e sua concepção sobre ensino, assinale a alternativa que representa o que significa a indicação de sua mão.
Alternativas
Alternativa 1:
Indicação de Aristóteles ao centro implica a crítica que ele faz a nossa realidade e, portanto, ao ensino voltado às questões educacionais latentes a nós.
Alternativa 2:
A indicação ao centro aponta que Aristóteles valoriza o mundo real e vai ao encontro de sua concepção de ensino: voltada à prática da formação do cidadão na pólis.
Alternativa 3:
Ao indicar ao centro, Aristóteles está defendendo o mundo material como lugar da verdade. Ao mesmo tempo, sua educação é voltada para a elevação do homem ao mundo perfeito das ideias.
Alternativa 4:
Aristóteles possui uma visão antagônica à Platão. Enquanto Platão afirma que o mundo real é ilusório e sem conhecimento algum, Aristóteles afirma que no mundo material a verdade é a medida de todas as coisas.
Alternativa 5:
Aristóteles, embora enfatizasse a nossa realidade como verdadeira e válida, compreendia o ensino por um viés aristocrático, voltado sobretudo à manutenção do status quo e sem qualquer vinculo de transformação e elevação da alma.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 4
Explicação:
Platão, com seu dedo indicador apontando para cima – sinal de sua valorização do mundo teórico e abstrato –, enquanto que ao seu lado está Aristóteles, com sua mão inclinada para baixo – representando sua valorização aos fatos e acontecimentos empíricos. Aristóteles é um idealista e diz que a verdade não está no mundo metafísico
Aristóteles possui uma visão antagônica à Platão. Enquanto Platão afirma que o mundo real é ilusório e sem conhecimento algum, Aristóteles afirma que no mundo material a verdade é a medida de todas as coisas (4).
Platão X Aristóteles
Aristóteles entende que não há dualidade entre dois mundos, como diz Platão. Para ele, a verdade encontra-se no mundo real e físico. Logo, não precisa recorrer a um mundo suprassível.
As verdades das coisas são manifestadas nelas mesmas, por meio da sua essência e da sua identidade, que fazem a coisa ser o que ela é realmente.
Já Platão entende que o mundo verdadeiro é o metafísico, onde as Formas e as Ideias são encontradas.
Saiba mais sobre Aristóteles e Platão em: https://brainly.com.br/tarefa/18199978
#SPJ2