A Escola Contista surgiu na Itália, em Veneza, por volta de 1494. Seu maior precursor foi o Frade Franciscano Luca Pacioli. Considerada a escola que inaugurou o primeiro movimento científico-contábil, cuja preocupação principal dava-se:
Alternativas:
a)
Sobre o objeto da ciência contábil era o PATRIMÔNIO e suas MUTAÇÕES;
b)
Sobre as contas que deveriam ser abertas em nome de pessoas, quer sejam físicas ou jurídicas;
c)
Sobre a soma econômica de valores positivos (ativos) e negativos (passivos), e não só de obrigações e direitos;
d)
Sobre o processo e as técnicas envolvidas na escrituração e centralização das contas.
Alternativa assinalada
2)
A Escola Norte-America foi considerada imprescindível no tocante à prática contábil. Surgiu em aproximadamente 1887 e tinha como objetivo padronizar e qualificar a contabilidade. Sua principal contribuição foi:
Alternativas:
a)
A personalização das Contas;
b)
O destaque do patrimônio da entidade e sua utilização na geração de riquezas;
c)
A separação da Contabilidade Gerencial e Financeira;
Alternativa assinalada
d)
A defesa da ideia de que a contabilidade era uma ciência aplicada e não social.
3)
A Escola Matemática foi corrente não tão importante no contexto histórico, pelo fato da mesma ter contrariado todos os demais pensamentos criados ao decorrer dos séculos, defendendo a ideia de que a contabilidade seria apenas uma ciência aplicada e não social, pois o balanço não representava a situação patrimonial da entidade, apenas um conjunto de valores que eram utilizados como ferramenta auxiliar do conhecimento. Seu maior idealizador foi:
Alternativas:
a)
Fabio Besta;
b)
Francisco Marchi;
c)
Giovanni Rossi;
d)
Giuseppe Cerboni.
4)
Primeira escola do pensamento contábil a destacar a demonstração do resultado de exercício ao balanço patrimonial, em 1919.Nesta escola surgiram as teorias do balanço, divididas em Estática, Teoria Orgânica e Teoria Dinâmica. Este texto se refere à Escola:
Alternativas:
a)
Neocontista;
b)
Alemã;
c)
Patrimonialista;
d)
Administrativa.
5)
A Escola Patrimonialista, tinha como objetivo destacar o patrimônio da entidade como aspecto mais importante ao seu desenvolvimento, sendo a escrituração apenas uma ferramenta do processo contábil, distinguindo-a em três partes:
Alternativas:
a)
Estática, Dinâmica e a Revelação Patrimonial;
b)
Estática, Dinâmica e Orgânica;
c)
Dinâmica, Orgânica e Revelação Patrimonial;
d)
Estática, Revelação Patrimonial e Multi Variável.
Soluções para a tarefa
1 - d) Sobre o processo e as técnicas envolvidas na escrituração e centralização das contas.
A principal preocupação do primeiro movimento científico-contábil diz respeito ao processo e às técnicas envolvidas na escrituração e também na centralização das contas.
2 - c) A separação da Contabilidade Gerencial e Financeira.
A principal contribuição da Escola Norte-America foi a busca por separar a contabilidade gerencial da contabilidade financeira.
3 - c) Giovanni Rossi.
A Escola Matemática contrariou todos os pensamentos anteriores, em que defendia que a contabilidade era somente uma ciência aplicada. O maior idealizador dessa escola foi Giovanni Rossi.
4 - b) Alemã.
A Escola Alemã foi a primeira escola do pensamento contábil destacou a demonstração do resultado de exercício ao balanço do patrimônio.
5 - a) Estática, Dinâmica e a Revelação Patrimonial.
A escrituração consiste em uma importante ferramenta do processo contábil, sendo distinguida em três partes, são elas: Estática, Dinâmica e a Revelação Patrimonial.
Bons estudos!