)
A Escola Configurativa fundamenta-se em dois grandes aspectos: o da configuração e o da transformação. O primeiro aspecto pode ser entendido como os contextos em que as organizações estão inseridas, determinando que estas adotem algumas posturas ou os também conhecidos como estados de ser. Sob esta ótica é possível afirmar que:
I - As corporações vão passando de um estado para outro e, nesta sequência de mudanças, as estratégias devem obrigatoriamente emergir ou serem deliberadas por meio dessas transformações decorrentes.
II - O segundo grande aspecto da escola é o da formulação das estratégias e, principalmente, que este nunca será uma consequência daquelas configurações.
III – Na Escola da Configuração o processo de formulação de estratégias é somente descritivo e nem tanto interessa, mas sim o foco na mudança de direção que a organização tomará, exigindo estratégias compatíveis para cada novo caminho.
Analisando as afirmações acima é possível concluir que estão corretas as afirmativas:
Alternativas:
II e III.
Apenas a I.
Apenas a II.
I e II.
I e III.
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a alternativa V) I e III.
A escola configurativa tende a apresentar uma proposta bem diferentes de todas as demais, porém ao mesmo tempo ela é considerada como a que possibilita a integração sob as mensagens de todas elas.
Vale lembrar que ela apresenta a organização e o meio em que está cercada alguns estados de configuração além de geração de estratégia que está em um processo de transformação.
Este tipo de processo é, na verdade, a transposição de um estado para outro.
Bons estudos!
Resposta:
Apenas a I
Explicação:
A Escola Configurativa fundamenta-se em dois grandes aspectos: o da configuração e o da transformação. O primeiro aspecto pode ser entendido como os contextos em que as organizações estão inseridas, determinando que estas adotem algumas posturas ou os também conhecidos como estados de ser. Sob esta ótica, as corporações vão passando de um estado para outro e, nesta sequência de mudanças, as estratégias devem obrigatoriamente emergir ou serem deliberadas por meio dessas transformações decorrentes (AFIRMATIVA I – CORRETA). Aqui fica claro o segundo grande aspecto, o da transformação e, principalmente, que este será exatamente uma consequência daquelas configurações (AFIRMATIVA II – INCORRETA).
Se o processo de formulação de estratégias é descritivo ou prescritivo nem tanto interessa, mas sim o foco na mudança de direção que a organização tomará, exigindo estratégias compatíveis para cada novo caminho (AFIRMATIVA III – INCORRETA). É disso que trata a escola em tela, de como as estratégias darão sustentabilidade a cada novo estado de ser daquela organização, uma vez que a grande tendência é a alternância de vários desses estados (MINTZBERG; AHLSTRAND; LAMPEL, 2010).