Biologia, perguntado por qosufeb, 7 meses atrás

A escassez de chuva representa um retrato do drama da falta de água dos reservatórios de grandes centros urbanos, gerando debates e expectativas em torno de soluções. A crise hídrica que atinge o país envolve medidas de proteção ambiental e investimentos de obras de políticas públicas através da eficiência tecnológica e a transparência na gestão e no planejamento.

Marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso sobre o assunto.

( ) O nosso país armazena em torno de 12% de volume de água doce disponível, mas a sua distribuição é irregular no território, tendo a sua concentração nas regiões Norte e Centro-Oeste.

( ) O efeito da urbanização exerce pressão sobre os recursos hídricos, agravando e dificultando o acesso à qualidade e à quantidade de água nos centros urbanos.

( ) A cobertura vegetal tem um papel importante na proteção das nascentes dos rios e no controle da erosão das encostas, além da participação no ciclo hidrológico.

( ) O uso das reservas hídricas no subsolo não é alternativa ao combate à seca por apresentarem um baixo volume de água disponível. A sequência correta é

Soluções para a tarefa

Respondido por kelsonkessongo2623
1

Resposta:

O período de chuvas se aproxima, mas a economia de água deve continuar por tempo indeterminado no Distrito Federal. Para garantir que as medidas de enfrentamento da crise hídrica sejam eficazes, é fundamental o alinhamento de ações do governo e a participação da sociedade.

Economia de água deve ser mantida mesmo com o início do período de chuvas.

Economia de água deve ser mantida mesmo com o início do período de chuvas. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

É o que defende Welber Ferreira, coordenador de Informações Hidrológicas da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa). “A população respondeu bem às ações de estímulo ao consumo consciente e deve manter a prática de economia para avançarmos.”

De acordo com ele, a estabilidade ocorrerá se houver quantidade de chuva dentro da média, aliada à redução do uso da água e às obras de captação que ocorrem para desafogar os principais sistemas do DF — Santa Maria e Descoberto.

Desde 2014, o território sofre com a perda anual de 30% no volume das chuvas. Somadas, as perdas representam 90% a menos de chuva até 2017. As duas principais barragens dependem de precipitação para se recompor, o que torna a região vulnerável às alterações.

Explicação:

Perguntas interessantes