A erosão do solo pode causar perdas de até 50% no rendimento de algumas culturas agrícolas, uma ameaça que 500 especialistas e responsáveis analisam a partir desta quarta-feira (15) em um congresso internacional que acontece em Roma. A diretora-geral adjunta da Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO) Maria Helena Semedo detalhou na apresentação do simpósio, que terá três dias de duração, que a agricultura intensiva, a lavoura, a monocultura, a pecuária extensiva, a expansão urbana, o desmatamento, a indústria e a mineração contribuem para a aceleração da erosão. Calcula-se que a cada cinco segundos, uma superfície de terra equivalente a um campo de futebol é degradada e que, seguindo a tendência atual, mais de 90% de todos os solos do planeta podem estar desgastados até 2050. A parte positiva é que os solos podem ser recuperados em praticamente qualquer situação. Crie soluções para que o solo não chegue em situação como essa? GENTE ME AJUDA
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
A erosão do solo pode ser evitada com a adoção de práticas agrícolas mais efíciente.
Grande parte da perda dos sedimentos dos solos das plantações derivam do uso da mecanização pesada que ao arar à terra, degrada ao mesmo tempo, levantando particulares pequenos em forma de poeira e fragmentam o solo em uma fração que a águas pluviais, tanto da irrigação em excesso ou da chuva, pode carregar.
Uma forma de combater esse problema é o avanço de novas tecnologias que não degradam tanto o solo durante sua passagem. A relação da água pode ser corrigida com o uso e reuso da água de forma eficiente, e o plantio em um tipo de relevo apropriado.
ascacibasguilherme2:
Obrigado ajudou.
Perguntas interessantes