A ergonomia é a ciência que tenta compreender as interações entre o homem e o meio em que ele está inserido, preocupando-se principalmente em aplicar, na prática, teorias, princípios, dados, métodos e projetos que têm como objetivo o bem-estar das pessoas, considerando os recursos do ambiente.
Nesse sentido, a falta de adaptação do ambiente para a preservação do bem-estar do empregado pode causar alguns riscos ergonômicos, que podem ser entendidos como
Escolha uma:
a.
problemas físicos, psíquicos ou sociais causados por excesso de trabalho, provocando danos à saúde por esforços repetitivos e sobrecarga.
b.
acidentes ocorridos no ambiente laboral durante a jornada de trabalho, que podem causar danos físicos, sociais ou psíquicos aos empregados. Esses acidentes podem até provocar, a longo prazo, alguma doença ocupacional, como estresse pós-traumático.
c.
as dores no corpo causadas por má utilização dos recursos físicos no ambiente de trabalho, geralmente provocadas pelo próprio empregado por não usar corretamente os móveis do ambiente ou por fazer longas jornadas de trabalho sem pausas para descanso.
d.
descuidos físicos por parte do empregado e que não são fiscalizados pela empresa. Esses descuidos podem causar graves danos à saúde e ao bem-estar do empregado, além de causar prejuízos financeiros à empresa, que deverá indenizar o empregado caso ele apresente queixas.
e.
fatores que podem interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, provocando desconforto, prejudicando sua saúde e causando distúrbios psicológicos e fisiológicos. Podem também acarretar danos à saúde que alteram o organismo e o estado emocional do indivíduo.
Soluções para a tarefa
d.
fatores que podem interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, provocando desconforto, prejudicando sua saúde e causando distúrbios psicológicos e fisiológicos. Podem também acarretar danos à saúde que alteram o organismo e o estado emocional do indivíduo.
corrigido pelo ava Correto
Podemos entender riscos ergonômicos como fatores que possam interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, provocando desconforto, prejudicando sua saúde e causando distúrbios psicológicos e fisiológicos, além de poderem também acarretar danos à saúde que alteram o organismo e o estado emocional do indivíduo (Alternativa E).
Riscos ergonômicos
Entende-se por risco ergonômico todos os fatores que possam causar algum nível de desconforto e/ou afetar a saúde do trabalhador, interferindo em suas características psicofisiológicas. Alguns exemplos de riscos ergonômicos são:
- Ritmo excessivo de trabalho
- Esforços repetitivos
- Sobrecarga
- Postura inadequada
Nesse sentido, cuidar da ergonomia e reduzir riscos ergonômicos contribui para prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, inclusive de ordem psíquica, como a Síndrome de Burnout e o Estresse Pós-Traumático.
Assim, o cuidado ergonômico em uma organização deve ser preocupação do contratante, que deve oferecer condições de trabalho apropriadas ao seu colaborador, devendo também fiscalizar se as orientações estão sendo cumpridas e intervir sempre que necessário.
Aprenda mais sobre riscos ergonômicos:
https://brainly.com.br/tarefa/27021807
#SPJ2