A Era Vargas, mesmo dando nova configuração à educação, inclusive instituindo um ministério específico, ainda estava longe de ser o ideal, pois não foi possível implantar a política igualitária idealizada e proposta pelos "pioneiros da educação". No entanto, uma ação foi tomada para que o acesso ao ensino médio fosse garantido às classes menos favorecidas. Que ação foi essa?
a ) Para que o acesso ao ensino médio fosse garantido às classes menos favorecidas, foi criado o ensino médio profissionalizante.
b ) Para garantir o acesso ao ensino médio às classes menos favorecidas, foi criado o ProUni.
c ) As classes menos favorecidas tiveram acesso ao ensino médio por meio da criação do programa Bolsa Família.
d ) O acesso ao ensino médio às classes menos favorecidas foi facilitado pela criação do Acesso Livre.
e ) Para assegurar o acesso ao ensino médio para as classes menos favorecidas, foi criado o ensino supletivo.
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a letra E) Para assegurar o acesso ao ensino médio para as classes menos favorecidas, foi criado o ensino supletivo.
A educação no período de vargas (1951-1954) nos obriga a voltar ao primeiro governo, foi ali que se criou o ministério da Educação e saúde, o qual se construiu um sistema nacional público de ensino e que foram feitas reformas que perduraram muitas décadas além da de 1940.
A reforma do ensino secundário de 1942, a reforma universitária que aconteceu com a criação e a padronização do sistema universitário público federal, a criação das universidades no Brasil.
A educação no governo de vargas ficou conhecida a partir do envolvimento com o ministro Gustavo Capanema que esteve à frente do ministério da educação por 11 anos.
Bons estudos!
Resposta:
Letra
a ) Para que o acesso ao ensino médio fosse garantido às classes menos favorecidas, foi criado o ensino médio profissionalizante.
Explicação:
A Era Vargas, mesmo dando uma nova configuração à educação, inclusive instituindo um ministério específico, ainda estava longe de ser o ideal, pois não foi possível implementar a política igualitária idealizada e proposta pelos “pioneiros da educação”. No entanto, para que o acesso ao ensino médio fosse garantido às classes menos favorecidas, foi criado o ensino médio profissionalizante.