História, perguntado por michelemachado9, 1 ano atrás

A era Vargas 1930 -1945 resumo


wilsonjr123: O professor desse canal explica muito bem e provavelmente vai te ajuda a faze o resumo.https://www.youtube.com/playlist?list=PLPNLvl90MqKS8Wc2UdN9kfSsbUmK3ahZg
wilsonjr123: https://www.youtube.com/playlist?list=PLPNLvl90MqKS8Wc2UdN9kfSsbUmK3ahZg
michelemachado9: obg

Soluções para a tarefa

Respondido por NicoleAN
16
Nas eleições de 1930, a "Aliança Liberal" lançou a candidatura de Getúlio Vargas para presidente e João Pessoa como candidato a vice.
Júlio Prestes venceu as eleições mas um imprevisto mudou a situação. João Pessoa foi assassinado por um político adversário. O grupo de Vargas usou isso a favor de sí e organizou uma ação arma da pra tomar o poder.
Assim que Vargas assumiu o governo, fechou o Congresso Nacional, as Assembleias Estaduais e os partidos, suspendeu a Constituição de 1891 e focou no comando dos poderes executivo e legislativo.
Vargas criou o Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio e o Ministério da Educação e da Saúde Pública.
Em 09 de julho de 1932, se iniciou a Revolução Constitucionalista.

A nova Constituição foi promulgada em julho de 1934.
•eleições feitas mediante o voto direto e secreto;
•criação da Justiça Eleitoral;
•salário mínimo, Jornada de 8 horas, férias, proibição do trabalho de menores de 14 anos.
•empresas do primeiro presidente de forma indireta pela Assembleia Constituinte.

Em 1937, um ano antes de acabar seu mandato, com intenções de continuar no governo, Vargas e seu grupo diziam que comunistas tinham um plano para tomar o poder.
Vargas decretou estado de guerra. O congresso foi fechado e as estações de rádio receberam ordens de anunciar que uma nova Constituição estava em vigor, no lugar da Carta Liberal de 1934.

A nova Constituição previa uma absoluta concentração de poderes nas mãos do presidente. Os partidos políticos foram extintos e os comunistas sofreram perseguições, foram presos e torturados.

Apesar de ter se mostrado um ditador, Vargas se colocou contra o Eixo, já no fim da Segunda Guerra Mundial. Aceitou financiamentos dos EUA e, em troca se manifestou favorável aos Aliados, declarou guerra ao Eixo.
Em 1943, foi publicado o Manifesto dos Mineiros defendendo a redemocratização do Brasil. Outras manifestações surgiram, como a volta dos partidos e eleições livres.
Perguntas interessantes