A equipe gestora de uma Escola Pública, preocupada com a maneira como as aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) são ministradas, busca assessoria pedagógica de uma equipe de pesquisadores na área. Os profissionais iniciam o trabalho por meio de uma reunião de apresentação, sinalizando que estarão ali para auxiliar a escola e não para tecer julgamentos.
Na sequência do trabalho, os assessores foram para as três salas de aula da EJA, na mesma etapa de ensino, com objetivo de coletar dados específicos sobre a aula ministrada pelos professores. Veja a síntese do que foi observado.
Nas três turmas foi possível verificar:
- Que havia um planejamento para a aula.
- O plano utilizava livros e conteúdos do 2º ano do Ensino Fundamental e as atividades estavam iguais ao que era proposto em uma sala de aula com crianças.
- Não havia indícios que tivesse um desenho curricular para o trabalho da EJA.
A partir dos dados enunciados na situação problema, elabore uma proposta de assessoria à escola que deverá constar:
1º Atividades práticas com os professores da EJA.
2º Buscar citações teóricas para sustentar o trabalho com os professores.
Escreva sua resposta no campo abaixo:
Soluções para a tarefa
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
1 - Atividades práticas que podem ser realizadas:
- Propor reuniões de estudos com os professores utilizando como base o currículo para EJA.
- Auxiliar os professores a elaborarem projetos de trabalho que serão desenvolvidos com os alunos.
- Ajudar os professores a realizar coleta de dados com os alunos para saber sobre a realidade em que vivem e quais são os seus interesses.
- Outras atividades que ajudem os professores a planejarem aulas adequadas para alunos de EJA.
2 – Citações
Sobre as citações teóricas que ajudam os professores da EJA a compreender o trabalho que deve ser realizado na EJA, este referencial deve falar de:
- Currículo para EJA.
- Metodologias e técnicas pedagógicas.
Explicação:
O EJA - Ensino de Jovens e Adultos - é uma modalidade de ensino que visa atender a todas aquelas pessoas que não puderam estudar na época correta. Sendo assim, é preciso que a dinâmica de sala de aula do EJA seja diferenciada, assim como o planejamento e as metodologia utilizados, pois essas pessoas estão presentes porque querem aprender e o professor tem que tirar proveito dessa situação.
Como melhorar o ensino no EJA?
1. Atividades com os professores
Pensando em um plano de ação que visa a melhora das ações no EJA, torna-se possível definir as seguintes atividades com os professores:
- 1º encontro: A metodologia a ser utilizada é aula invertida. Os professores deverão fazer uma pesquisa a respeito das metodologias ativas.
- 2º encontro: Seminário para discutir as metodologias ativas.
- 3º encontro: Os professores serão divididos em duplas e deverão elaborar um projeto interdisciplinar para os alunos do EJA que terá como ponto de culminância o desenvolvimento de um livro de contos pessoais. O projeto deverá ter duração de 1 mês e todas as atividades desenvolvidas na sala de aula deverão estar atreladas ao projeto, independente da disciplina.
- Após a apresentação dos projetos os professores deverão aplicá-lo.
- Após o período do projeto, os relatórios, as atividades e o resultado deverão ser apresentados para o grande grupo.
2. Conheça a ideia de alguns teóricos
"...quanto mais o contexto individual da imaginação se vê enriquecido pela experiência, tanto melhor é a absorção de novas experiências e tanto maior é a perspectiva de vida do homem." DOHMEM (1981)
"Educar para a cidadania é também dar ao indivíduo, seja ele criança, jovem ou adulto, oportunidade de estudar mais e mais. O primeiro grau, por exemplo, não é suficiente. Quando o indivíduo está aprendendo a voar, não se devem cortar suas asas, mas deixá-lo tentar atingir o céu. Quem sabe se entre nossos alunos adultos se encontram um ou mais pesquisadores natos, que, com nossa ajuda, possam melhorar o mundo?" FIEIGEL (1996)
"Por isso a alfabetização não pode se fazer de cima para baixo, nem de fora para dentro, como uma doação ou uma exposição, mas de dentro para fora pelo próprio analfabeto, somente ajustado pelo educador. Esta é a razão pela qual procuraremos um método que fosse capaz de fazer instrumento também do educando e não só do educador e que identificasse, como claramente observou um jovem sociólogo brasileiro (Celso Beisiegel), o conteúdo da aprendizagem com o processo de aprendizagem. Por essa razão, não acreditamos nas cartilhas que pretendem fazer uma montagem de sinalização gráfica como uma doação e que reduzem o analfabeto mais à condição de objeto de alfabetização do que de sujeito da mesma. (FREIRE, 1979)
DOHMEN , G . A. Aprendizagem do adulto. Revista Tecnológica Educacional, 40: 3-9, 1981
FIEIGEL, Zilda. Educação de Jovens e Adultos e Construção da Cidadania. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, p. 61-71, 1996.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução de Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
Saiba mais sobre o EJA em:
https://brainly.com.br/tarefa/14821879
https://brainly.com.br/tarefa/19623882
https://brainly.com.br/tarefa/51407585