Filosofia, perguntado por Usuário anônimo, 6 meses atrás

A Época das Luzes é a criação mais poderosa da modernidade iniciada no Renascimento. O uso da noção de esclarecimento, como é a preferência dos alemães, talvez indique de maneira mais concreta o que ocorreu no século XVIII. Longe de ser um movimento homogêneo, o Iluminismo é plural, dando origem à consciência que os vários territórios europeus tiveram de si mesmos e à introdução da História como volta às origens, como demarcadora das diferenças e, ao mesmo tempo, indicadora das possibilidade de progresso” (FALCON, Francisco José Calazans e RODRIGUES, Antonio Edmilson Martins. A Formação do Mundo Moderno. Elsevier Editora Ltda, 2006, Rio de Janeiro – RJ, p. 200).

Referente ao trecho concernente ao Iluminismo, assinale a alternativa correta com os preceitos do movimento:



I – A obra símbolo do Iluminismo foi A Crítica da Razão Prática, escrita por Immanuel Kant.

II – No livro o Leviatã, seu autor, Thomas Hobbes, defendia que o ser humano vivia possui um estado natural de convívio, sendo sua principal marca a honestidade e a generosidade que os indivíduos tinham uns para com os outros.

III – Para Rousseau o estado de natureza era pleno de paz, pois o indivíduo não tinha muitas necessidades para garantir seu bem estar, além de não precisar impor uma imagem ou ter uma conduta delimitada por costumes impostos ao mesmo.

IV – O pacto social, na visão de Jean-Jacques Rousseau, não tinha como finalidade retirar o indivíduo do estado natural e fundar uma sociedade individualista.

Escolha uma opção:
a. Todas as afirmações estão corretas.
b. As afirmações II e IV estão corretas.
c. Somente a afirmação II é a correta.
d. Apenas as afirmações III e IV estão corretas.
e. As afirmações I e III são as corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por BrenoSousaOliveira
2

Para Jean Jacques Rousseau o estado de natureza era sinônimo de plenitude e paz, uma vez que o homem era bom por natureza. Por isso a alternativa correta é a letra C: III e IV.

Rousseau e o iluminismo

Para Rousseau, no estado de natureza, o indivíduo era livre para pensar e agir de acordo com sua própria vontade, livre das restrições do sistema social. Ele estava satisfeito com suas próprias necessidades naturais, e era capaz de encontrar satisfação em sua própria vida.

Esta liberdade, argumentou Rousseau, era a verdadeira fonte da felicidade humana, pois era somente no estado de natureza que se podia experimentar a liberdade total.

Mais questão sobre Rousseau: brainly.com.br/tarefa/5381524

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes