A Epistemologia, enquanto ramo da Filosofia que reflete sobre as características, elementos e
possibilidades do conhecimento, tem sua história marcada pelo confronto de posições rivais acerca da
origem do conhecimento e dos critérios para considerá-lo verdadeiro. A esse respeito, assinale a alternativa
que não corresponde a aspectos dessa disputa.
a) O Racionalismo de René Descartes afirma que conhecemos através de faculdades intelectuais inatas, e
critica o conhecimento baseado na experiência sensível, alegando a falta de confiabilidade dos sentidos e
apontando a frequência com que eles provocam erros e ilusões que inviabilizam o conhecimento verdadeiro.
b) O Empirismo afirma que a mente dos indivíduos é uma estrutura vazia que só conhece pelas impressões
adquiridas no contato dos sentidos com o mundo exterior, como defende John Locke, para quem nossas
ideias devem seu conteúdo ao contato com as coisas que as produzem, sendo impossível que a própria
mente as elabore.
c) O Criticismo de Immanuel Kant procura superar o reducionismo racionalista e empirista valorizando o
papel da experiência (sensibilidade) e da razão (entendimento) no processo cognitivo, demonstrando que
não há uma fonte ou determinação única desse processo, mas uma articulação dessas duas faculdades que
são responsáveis por nossa capacidade de tornar os objetos inteligíveis quando são afetadas por eles.
d) Mesmo a proposta de Kant ainda é tributária de uma noção de conhecimento a priori, pois supõe a
existência de entidades teóricas (os conceitos) que são responsáveis pela unificação e ordenação das
representações formadas pela articulação da experiência com a razão.
e) Uma boa proposta para compreender o conhecimento deve sustentar que o mesmo é composto na maior
parte por categorias inatas, acrescido de conceitos adquiridos através da experiência sensível e da
educação formal na qual o indivíduo adquire a habilidade de explicar os objetos.
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Resposta:
opção d)
Explicação:
As outras 3 estão corretas, portanto a errada e a opção correta é a d)
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7
Resposta:
d) Mesmo a proposta de Kant ainda é tributária de uma noção de conhecimento a priori, pois supõe a existência de entidades teóricas (os conceitos) que são responsáveis pela unificação e ordenação das representações formadas pela articulação da experiência com a razão.
Explicação:
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