A epidemiologia é utilizada no planejamento estratégico, tático e operacional das instituições de saúde. Os indicadores epidemiológicos oferecem informações que são utilizadas na gestão de toda a unidade de saúde. Você é o gestor de uma unidade de internação clínica com 47 leitos de um hospital de pequeno porte, e precisa realizar o planejamento tático e operacional de sua unidade para o próximo ano. Para isso, precisa obter informações sobre as necessidades de equipamentos, instrumentos, materiais e insumos que serão utilizados no ano seguinte. Além disso, precisa realizar o dimensionamento de pessoal, de modo a fornecer um relatório ao setor de Recursos Humanos. Considerando o ambiente de trabalho no qual você está inserido, responda: De que forma a epidemiologia pode auxiliar na realização do planejamento? Que dados epidemiológicos você poderá utilizar?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Para realizar o planejamento será preciso obter os relatórios epidemiológicos dos dois anos anteriores, os quais forneçam dados sobre:
Número de internações de pacientes: subsidiam o planejamento de número de leitos disponíveis, necessidades de materiais e insumos, assim como dimensionamento de pessoal.
Taxa de morbidade e mortalidade dos pacientes internados: subsidiam o dimensionamento do corpo clínico e de enfermagem, assim como necessidades de equipamentos, instrumentos, materiais e insumos.
Número de casos das doenças atendidas pela unidade de internação: aponta o perfil epidemiológico dos pacientes, direcionando as ações da equipe multiprofissional.
Incidência e prevalência das doenças predominantes nos atendimentos: auxilia no desenvolvimento de protocolos operacionais, treinamento e capacitação da equipe, assim como necessidades de pessoal e recursos materiais.
Tempo médio de internação por doenças: subsidia as ações de planejamento tático e operacional da unidade.
Nível de complexidade de cuidado dos pacientes internados: utilizado para a realização de dimensionamento da equipe médica e enfermagem, assim como necessidades de equipamentos, instrumentos e insumos.
Esses dados permitirão traçar um perfil epidemiológico dos pacientes da unidade. Sendo assim, é possível fundamentar as solicitações de equipamentos, instrumentos, materiais e insumos necessários.
Além disso, o relatório a ser enviado ao departamento de recursos humanos demonstrará, de forma concreta, a demanda de pessoal, de modo que a instituição funcione conforme as determinações legais. O planejamento realizado a partir dos dados epidemiológicos fornecerá subsídios para um atendimento de qualidade, seguro, eficiente e eficaz, aumentando a produtividade da unidade, assim como a satisfação dos clientes.
A epidemiologia permite que um planejador se ajuste a múltiplos fatores, ao mesmo tempo em que identifica e realiza o planejamento tático e operacional de sua unidade de saúde para o ano seguinte.
Assim, a partir dos estudos feitos pelo epidemiologista, será mais fácil a aquisição dos instrumentos, materiais e insumos , visto que, com um planejamento bem feito e o envio do relatório ao departamento de recursos humanos fará com que o objetivo seja alcançado com maestria.
Que dados epidemiológicos você poderá utilizar?
- Os dados epidemiológicos que são comumente usados em estudos, incluem o tempo médio de internação por determinadas doenças, registros de censos populacionais, registros médicos de pacientes, registros de doenças de casos do departamento de saúde, e pesquisas de indivíduos e domicílios.
Questão similar no Brainly:
https://brainly.com.br/tarefa/28583966
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos :)