Psicologia, perguntado por mayaratheza, 1 ano atrás

A entrevista de avaliação tem como “[...] objetivo essencial iniciar um diálogo entre que ajude o funcionário a aprimorar seu desempenho, fazendo com que seja um participante ativo na discussão. Tal participação está fortemente relacionada com a satisfação do funcionário com o feedback da avaliação” (BOHLANDER; SNELL, 2015, p. 366). Ser avaliado geralmente preocupa. Isto porque desde pequenos, somos avaliados por nossos pais e familiares no ambiente familiar e posteriormente, na escola, por nossos professores. Porém, a palavra “avaliação” parece ter uma conotação negativa, carregando o estigma de bronca ou critica destrutiva. Para desmistificar este conceito carregado de representações negativas, podemos lançar mão de definições sobre as criticas construtivas e destrutivas. Assim, com base nesta informação, simule um diálogo de uma situação de feedback entre um gestor e um colaborador, utilizando os dois tipos de critica: construtiva e destrutiva, pontuando os possíveis resultados de cada uma.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
5
Olá!


Nessa situação modelo, podemos apresentar uma empresa de cosméticos. 


Em um primeiro momento, a crítica construtiva no feedback, estaria relacionada a seleção de cores dos esmaltes para o verão, visto que apesar de termos cores intensas, a direção criativa da marca colocou em evidência na campanha de marketing cores frias, mais voltadas para as estações tipo outono e inverno.


No segundo momento, a crítica destrutiva, falaria sobre a fórmula dos produtos, que tinha em mais de 60 porcento características similares a concorrentes, e, na avaliação o indivíduo responsável diria que a empresa está buscando plagiar as outras marcas a fim de se estabelecer no mercado, devendo assim parar as atividades. 


Espero ter ajudado. 

Respondido por lorschesterlorschest
1

Quando se trata de crítica nós achamos um especialista na área, sabemos criticar os diversos assuntos. Quer seja para criticar um amigo um familiar etc. No ambiente empresarial não diferente, lá o gestor critica o colaborador e vice e versa. Existe dois tipos de critica a construtiva e a destrutiva.

Exemplo crítica: construtiva:  

Este tipo de crítica tem como finalidade de levar o colaborador a entender melhor a área que precisa melhorar, para que o seu desempenho possa crescer muito mais, assim ele possa ter mais oportunidade dentro da empresa.

Gestor: tenho visto que você e um dos melhores colaboradores que temos em nossa empresa, uma pessoa muito capaz, tem crescido muito na empresa, tem vestido a camisa da empresa, porem eu tenho notado que você tem um pouco de dificuldade em enviar os relatórios nas datas proposta, eu quero me colocar à disposição para te ajudar, o que você acha em participar de um corso sobre organização de tempo? quem sabe isto vai te ajudar a crescer mais na empresa.

Exemplo crítica: Destrutiva.

Já a destrutiva tem como objetivo somente denegrir e rebaixar o indivíduo, este tipo de crítica não consegue ajudar em nada o indivíduo.

Gestor: Tenho visto que você sempre manda os relatórios atrasado e isto tem gerado prejuízo para a empresa. Acho que está faltando competência para você, talvez você não está apto a exercer esta função na empresa, pois me parece que você não consegue fazer nada, parece que é um incompetente, ou você muda sua atitude ou será dispensado, pois tem muita gente de olho na sua vaga.

corrigida

Perguntas interessantes