A entrega pacífica do governo a um adversário pressupunha um elevado nível de automoderação. O mesmo determinou a boa vontade de um governo em não usar os seus grandes recursos do poder na humilhação ou destruição de predecessores hostis ou opositores (...). As técnicas militares deram lugar às técnicas verbais do debate feitas de retórica e de persuasão, a maior parte das quais exigia mais contenção geral, identificando, de modo nítido, esta mudança com um avanço da civilização. Norbert Elias, A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992. O processo histórico britânico ofereceu, entre os séculos XVII e XIX, modelos institucionais e práticas políticas importantes. A respeito deles, é correto afirmar que (A) os debates acalorados no Parlamento, que desencadearam uma série de lutas sociais no século XVIII, foram apenas superados no início do século XIX com a instauração do Regime Parlamentar. (B) após o turbulento século XVII, marcado por sucessivas lutas sociais e golpes de Estado, a pacificação entre as classes dominantes ocorreu com o fortalecimento do Regime Parlamentar ao longo do século XVIII. (C) a instauração da República de Cromwell e do parlamentarismo, em meados do século XVIII, foi responsável pelo fim das turbulências políticas características do absolutismo monárquico. (D) o avanço da civilização mencionado no texto ocorreu com o estabelecimento do princípio da tolerância religiosa entre anglicanos, calvinistas e católicos pelo Parlamento no final do século XVIII. (E) o estabelecimento do parlamento bicameral, com representação para os nobres e para a burguesia enriquecida, e do direito de voto universal, ambos no século XVIII, foram responsáveis pela contenção das lutas sociais na Grã‐Bretanha.
#FUVEST
Soluções para a tarefa
Respondido por
42
É correta a alternativa B, já que, primeiro a Guerra Civil e depois a Revolução Puritana, ambas ocorridas no século XVII, acabaram se mostrando fenômenos políticos demasiadamente voláteis para os interesses das classes dominantes.
Quando Cromwell morreu, as classes dominantes (tanto a nobreza quanto a alta burguesia) buscaram acertar diplomaticamente as suas diferenças, criando as bases para o regime da Monarquia Parlamentarista, no qual o monarca seguiria como Chefe de Estado (posto largamente simbólico) e o poder político (Chefe de Governo) seria exercido efetivamente pelo Parlamento.
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás